SAÚDE

Monkeypox: São Paulo registra 1ª morte por varíola dos macacos

Brasil já registra seis mortes pela doença: uma em São Paulo, três no Rio de Janeiro e duas em Minas Gerais

Da redação
Publicado em 12/10/2022, às 18h53 - Atualizado às 19h39

FacebookTwitterWhatsApp
Estado de São Paulo concentra mais de 75% dos casos de varíola dos macacos do Brasil Varíola dos macacos - Divulgação
Estado de São Paulo concentra mais de 75% dos casos de varíola dos macacos do Brasil Varíola dos macacos - Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou, na manhã desta quarta-feira (12), o primeiro óbito por varíola dos macacos no estado.

Trata-se de um homem de 26 anos que estava internado desde o dia 1° de agosto no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista, passava por tratamento antiviral e tinha comorbidades.

O Brasil já registra seis mortes pela doença: uma em São Paulo, três no Rio de Janeiro e duas em Minas Gerais. Todas as vítimas tinham histórico de baixa imunidade ou problemas de saúde pré-existentes.

Os dados mais atualizados do Ministério da Saúde dão conta que o Brasil registra 8.521 casos confirmados de varíola dos macacos. Mas esse número pode ser maior, porque, em geral, as informações demoram um pouco para chegar dos estados para o Governo Federal.

© Dado Ruvic/REUTERS (© Dado Ruvic/REUTERS)

Varíola dos macacos na Baixada Santista

No último balanço realizado pelo Portal Costa Norte, a cidade de Santos liderava o ranking com 19 casos confirmados. Segundo a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), da Secretaria de Saúde da cidade, todos os infectados, até o momento, são homens adultos e sem sinais de gravidade da doença. Destes, 17 já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.

Santos ainda possui sete casos suspeitos, pessoas que estão em isolamento domiciliar enquanto o município aguarda o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado.

Logo atrás aparece Praia Grande, com 16 casos da varíola dos macacos confirmados. Destes, 10 pacientes já receberam. Os demais seguem em isolamento domiciliar, sem sinais de gravidade da doença e sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da cidade.

Em terceiro lugar está São Vicente com 10 casos confirmados e oito suspeitos. De acordo com a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tanto quem está com a doença, quanto aqueles que ainda aguardam exames, estão em isolamento e monitoramento constante da Vigilância Epidemiológica. Vinte e dois casos já foram descartados.

A prefeitura de Guarujá informou que a cidade tem quatro casos confirmados da varíola dos macacos. Os pacientes estão em isolamento e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, vem Itanhaém, com três pessoas diagnosticadas e 11 casos descartados.

Cubatão e Bertioga confirmaram apenas um caso da doença, cada. Não há pacientes com suspeita.

Até o momento, Mongaguá não conta com casos confirmados ou suspeitos de varíola dos macacos. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!