Médicos que vão reforçar o atendimento das Unidades de Saúde da Família (Usafas) devem chegar a Praia Grande até o final deste ano
Boa notícia na área de saúde em Praia Grande: a cidade deverá receber mais 37 médicos até o final deste ano. Estes profissionais fazem parte da nova modalidade de coparticipação – uma parceria entre o Ministério da Saúde e municípios – do Programa Mais Médicos.
Os profissionais vão reforçar o atendimento das Unidades de Saúde da Família (Usafas), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo foco é a prevenção de doenças. A administração municipal informa que estes 37 médicos são apenas a primeira parte do convênio com o Ministério da Saúde que autorizou para Praia Grande o reforço de até 91 profissionais.
Com a chegada de novos médicos vamos também estruturar equipes para cada um deles. Com isso, vamos incluir novas equipes de saúde da família, passando de 104 para mais de 140. Isso vai permitir uma melhor distribuição no território. Nosso objetivo é chegar em 2 mil pessoas por equipe, um número bem menor do que o determinado pelo Ministério da Saúde, tudo para proporcionar um atendimento com cada vez mais qualidade, mais humanizado”, afirmou a prefeita Raquel Chini.
Além do reforço na equipe de saúde da família, a prefeitura de Praia Grande também está investindo em estrutura. Quatro novas Usafas deverão ser construídas em breve para aumentar a capacidade de atendimento, acompanhando o crescimento populacional vivido pela cidade na última década.
"Praia Grande segue fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município, uma política pública que vem sendo consolidada desde o final dos anos 1990. Os profissionais são especializados em Saúde da Família, portanto realizam um atendimento integral e abrangente em todas as fases da vida. E a contratação de novos profissionais, bem como a construção de novas unidades, reforça o compromisso com uma saúde de excelência para toda a população”, enfatizou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Praia Grande recebeu recentemente 12 novos profissionais do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. Todos passaram por um período de adaptação e treinamento com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do município e já estão atuando nas Usafas.
Dos novos médicos, oito são brasileiros, três cubanos e um argentino. Eles se somam aos demais e totalizam 33 profissionais dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil na rede de Atenção Primária praia-grandense. O município aguarda ainda a chegada de mais dois profissionais de vagas remanescentes do Programa Mais Médicos, já que o Ministério da Saúde disponibilizou um total de 14 médicos para esta etapa. Ambas as posições seguem em aberto e podem ser preenchidas a qualquer momento pelo governo federal.