ANTIGA UPA

Iniciadas intervenções para o Centro Integrado de Vigilância em Saúde

Ação é realizada em uma parceria entre a Unoeste e a prefeitura de Guarujá

Da redação
Publicado em 23/10/2020, às 16h16 - Atualizado às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
CENTRO DE VIGILÂNCIA SAÚDE SAMU - Divulgação/Gabriel Marques/Unoeste
CENTRO DE VIGILÂNCIA SAÚDE SAMU - Divulgação/Gabriel Marques/Unoeste

A antiga estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, começou a receber intervenções para a construção do Centro Integrado de Vigilância em Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na terça-feira, 20, foi iniciada a limpeza da área. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Guarujá e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/COSTAINFORMA8 📲 Informe-se, denuncie!

Além de abrigar a nova sede do Samu, o futuro equipamento da rede municipal reunirá serviços da Diretoria de Vigilância em Saúde, como controle e combate à dengue, vacinação, vigilâncias sanitária e de caráter epidemiológico. O terreno está localizado na rua Álvaro Leão de Carmelo, na esquina com a avenida Mário Daige.

Iniciativa

O projeto de recuperação da antiga UPA foi idealizado pela prefeitura e os trabalhos são executados pela Unoeste, que mantém parceria com a administração municipal, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Inaugurada em 2012, a UPA do Jardim Boa Esperança foi desativada no fim de 2016.

A Unoeste detalha que o projeto envolve 4 fases: Samu, Zoonose, Vigilância Sanitária e Perímetro da Edificação, com previsão inicial de duração de 4 meses. "A construtora contratada é a Artengi, a mesma que trabalhamos em nossos projetos dos novos campi de Jaú e Guarujá. É mais uma obra de impacto importante em benefício da comunidade local", reforça o engenheiro responsável pelo Departamento de Obras na universidade, Fabricio Bonillo.

O coordenador administrativo do campus de Guarujá da Unoeste, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, comenta sobre a chegada da Unoeste na cidade. “Toda vez que uma Faculdade de Medicina chega em uma cidade, ela causa uma grande transformação social e na área da saúde. Isso melhora os serviços, a qualificação dos profissionais e a organização dos sistemas de saúde, o que gera um melhor serviço à comunidade”, afirma.

Ministério da Saúde

Representantes do Ministério da Saúde estiveram em Guarujá na última semana, e vistoriaram o terreno da antiga UPA do Jardim Boa Esperança. A visita ocorreu por uma auditoria para verificar o funcionamento do Samu na cidade.

Os técnicos integram o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e também participaram de reunião com a prefeitura. O secretário de saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, afirmou que a equipe do governo federal fez uma avaliação positiva do espaço e do serviço (Samu) na cidade.

“Eles também ficaram satisfeitos com o nosso projeto para viabilização do Centro Integrado de Saúde, pois se trata de uma unidade com localização estratégica e a adequação das estruturas foram os destaques positivos do projeto”, conta o secretário.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!