Prevenção da doença

Ilhabela pedirá ao Estado a abertura da UTI do Hospital Regional para atender vítimas do coronavírus

Preocupada com a pandemia, a prefeita adotou medidas para enfrentamento ao COVID-19

Da Redação
Publicado em 16/03/2020, às 07h17 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h16

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMI
Divulgação/PMI

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, informou no último domingo, 15, que vai solicitar ao Governo do Estado a inauguração dos 40 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional do Litoral Norte, construído em Caraguatatuba, para atender possíveis casos do novo coronavírus.

Participe dos nossos grupos ℹ  https://bit.ly/2wamGr9  🕵‍♂ Informe-se, denuncie!

Gracinha Ferreira acredita na possibilidade de atendimento da solicitação porque durante visita promovida pelo governo estadual, no dia 6 de janeiro de 2020, prefeitos e autoridades da região foram informados por representantes do governo do Estado e da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Sócrates Guanaes, que gerenciará a unidade hospitalar, que o novo hospital entraria em funcionamento em março, uma vez que a obra está concluída e os equipamentos sendo comprados e os funcionários contratados por processo seletivo pela OSS.

“É um hospital muito importante para a população da nossa região, que até hoje busca atendimento em outras cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. O hospital vai permitir melhorar ainda mais a qualidade de atendimento da nossa população do Litoral Norte”, destacou Gracinha Ferreira, durante a visita.

Preocupada com a pandemia e antes de decidir pedir o funcionamento da UTI ao governo de João Dória, Gracinha adotou medidas para enfrentamento ao COVID-19 e novas ações poderão ser anunciadas nos próximos dias.

A situação epidemiológica da doença em Ilhabela tem sido avaliada dia a dia e caso haja alteração negativa, outras medidas poderão ser adotadas, sempre respeitando os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Na sexta-feira, 13, a prefeita reuniu secretários, vereadores, representantes do Dersa, Comtur e Associação Comercial, para tratar de ações de prevenção e controle do novo coronavírus (COVID-19). Nessa reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre a situação epidemiológica da doença no município, bem como plano de ação dos diversos setores, que está em execução desde o dia 2 de fevereiro.

“A reunião envolveu diversos setores da prefeitura e do município. A doença tem se alastrado pelo mundo rapidamente e precisamos nos unir para garantir que as ações sejam efetivas”, declarou a prefeita Gracinha.

Plano

O encontro definiu novas ações que integrarão o plano, como a suspensão de grandes eventos; paradas de navios; abordagens na balsa com áudio explicativo sobre a prevenção da doença e equipes de orientação para pedestres e motoristas; ação conjunta entre prefeitura e o Dersa (Departamento de Estrada de Rodagem S.A) para disponibilizar no embarque da balsa display com álcool gel; medidas preventivas da empresa de ônibus Fenix para garantir a segurança dos usuários.

Desde o final de janeiro, a prefeitura do arquipélago tem se mobilizado na implantação de ações de prevenção da doença como: orientação aos trabalhadores do receptivo de navios de cruzeiro (2 de fevereiro); treinamentos para os profissionais da Atenção Básica e Hospitalar, a fim de orientá-los a efetuarem o diagnóstico precoce da doença, acompanhamento adequado dos pacientes, bem como, definição do fluxo de atendimento dentro de cada unidade de saúde e ainda a definição de salas para eventual isolamento dos casos; orientação para recepção e equipe de limpeza da prefeitura de Ilhabela, a respeito do coronavírus; treinamento dos gestores das escolas, coordenadores da frota de veículo, supervisores de limpeza das unidades escolares e representantes de todos os setores da sede da Secretaria de Educação; definição de estratégia em conjunto com a Secretaria de Educação para prevenir o contágio da doença dentro dos ônibus escolares; treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito da doença; prevenção e acompanhamento dos casos;  e a instituição de grupo de trabalho para monitoramento diário da situação epidemiológica da doença, acompanhamento dos pacientes e proposição de medidas de prevenção, composto por profissionais da Vigilância Epidemiológica, médicos infectologistas, coordenadores da Atenção básica, coordenador do Hospital Mário Covas, Secretarias de Turismo, Cultura, Educação, Saúde e gabinete da prefeita.

Imagem acervo site

O arquipélago registrou três casos suspeitos coronavírus (COVID-19). “Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Desde que foram anunciados os primeiros casos da doença pelo mundo, já reforçamos as medidas de controle contra o coronavírus no município. O trabalho é feito a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que lançou um Boletim Epidemiológico sobre essa nova cepa viral”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

O município registrou mais dois casos suspeitos. “Estamos com três casos suspeitos do coronavírus (COVID-19). Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Desde que foram anunciados os primeiros casos da doença pelo mundo, já reforçamos as medidas de controle contra o coronavírus no município. O trabalho é feito a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que lançou um Boletim Epidemiológico sobre essa nova cepa viral”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!