MAIS SAÚDE

Hospital de Bertioga tem novo bloco com leitos de UTI e enfermaria

O novo bloco hospitalar inclui 10 leitos de unidade de terapia intensiva adulto, quatro salas cirúrgicas e 62 leitos de enfermaria

Matheus Alves
Publicado em 24/09/2024, às 08h21 - Atualizado às 11h19

FacebookTwitterWhatsApp
Atendimento à população tem início a partir da próxima semana - Reprodução/Internet
Atendimento à população tem início a partir da próxima semana - Reprodução/Internet

A gestão municipal de Bertioga, juntamente com o governo estadual, inaugurou, nesta segunda-feira (23), o novo bloco do Hospital Municipal, na praça Vicente Molinari, no centro da cidade, que passará a oferecer 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto, quatro salas cirúrgicas e 62 leitos de enfermaria. Na oportunidade, a unidade foi batizada com novo nome e passa a ser Hospital Municipal Santa Teresinha. 

A cerimônia de inauguração do novo bloco contou com a presença do prefeito Caio Matheus, do coordenador de Saúde do Estado de SP, Glauco Cyriaco, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado, e da deputada estadual Solange Freitas.

Inauguração do bloco hospital Bertioga
Cerimônia de inauguração de ampliação do Hospital Municipal de Bertioga - João Vitor / TV Cultura Litoral

Em entrevista concedida à TV Cultura Litoral, emissora integrante do Grupo Costa Norte, o prefeito da cidade afirma que esta entrega marca um novo capítulo na saúde do município: “Foram anos de trabalho duro para tornar em realidade este novo espaço. Os bertioguenses merecem isso”.

Com uma área de 2.960 metros quadrados,  os 62 leitos de enfermaria estão disponibilizados entre o térreo e o primeiro andar. No segundo andar, ficam as salas cirúrgicas e os leitos de UTI, enquanto o terceiro pavimento será dedicado a instalações técnicas. O hospital passará a contar com integração total entre os setores, como pronto atendimento, emergência, recepção e áreas de apoio técnico.

A construção exigiu investimento superior a R$ 14 milhões, fruto de convênio entre o governo do estado e a prefeitura de Bertioga. As obras foram executadas pela empresa Solovia Engenharia e Construções.

De acordo com a prefeitura, o local passa a atender a população a partir da próxima semana.

Santa Terezinha

De acordo com a prefeitura, a escolha do novo nome para o hospital é devido à passagem das relíquias da santa na cidade, entre os dias 17 e 19 de setembro. Thérèse Martin, a Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, sendo canonizada por Pio XI no dia 17 de maio de 1925 e proclamada Padroeira Universal das Missões, no dia 14 de dezembro de 1927

Para mais conteúdos:

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!