SAÚDE DE SP EM COLAPSO

Hospitais de Mogi das Cruzes estão "à beira de um colapso", alertam prefeito e Secretário da Saúde

Hospital municipal da cidade, na Região Metropolitana de São Paulo, está com 100% de ocupação de leitos e demais hospitais estão próximos de ocupação total; prefeito e secretário pediram colaboração da população e alertaram para a possibilidade de lockdown ainda mais extenso

Da redação
Publicado em 02/03/2021, às 10h25 - Atualizado às 11h36

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeito anunciou restrições severas na cidade nesta quarta-feira (03) Colapso da Saúde em Mogi das Cruzes - Foto: Reprodução / Redes sociais
Prefeito anunciou restrições severas na cidade nesta quarta-feira (03) Colapso da Saúde em Mogi das Cruzes - Foto: Reprodução / Redes sociais

A rede de Saúde de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, está “à beira do colapso”, afirmou o Secretário da Saúde do município Henrique Naufel, em pronunciamento nas redes sociais realizado nesta segunda-feira (1).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortenoticias24horas E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), se pronunciou junto do secretario. Ele atribuiu a crise na saúde do município à nova variante do coronavírus que "transmite mais rápido" e pediu colaboração da população da cidade. O prefeito não descarta medidas mais restritivas na cidade. 

O secretario detalhou as condições gerais da saúde do município, alertando para o panorama preocupante. Ele alertou que a taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) na cidade beira os 90% e a de enfermaria chegou aos 80%. “Nós estamos à beira de uma ocupação total de todos os leitos de Mogi das Cruzes”, alertou o secretário.

Segundo o secretário, todos os 124 leitos do Hospital Municipal Brás Cubas estão ocupados. “Desde sábado [27], nós estamos com 100% dos leitos totais, terapia intensiva e enfermaria, ocupados no Hospital Municipal. Nós só conseguimos internar alguém quando há uma alta ou, infelizmente, algum óbito”

A situação no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo também não é muito melhor, esclareceu o secretário. “O Hospital Luzia também não vai aguentar de hoje para amanhã. Ele só tem hoje 13 leitos de terapia intensiva de retaguarda”, lamentou.

O secretario relatou que espera, com apoio do governo estadual, reativar os leitos do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, como forma de dar uma sobrevida ao sistema de saúde da cidade. Uma solução paliativa. O prefeito e o secretário devem participar de uma reunião de planejamento das ações dos próximos dias na cidade. Ambos fizeram reiterados apelos à população para que respeite as restrições em vigor na cidade e afirmaram que o município poderá ter medidas ainda mais restritivas e até decretar um lockdown.

Assista ao pronunciamento completo

https://www.facebook.com/watch/live/?v=1579122849142281&ref=watch_permalink 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!