PREVENÇÃO

Guarujá convoca autoridades de Saúde para discutir coronavírus

Cubatão também está em prontidão para combater a doença

Da Redação
Publicado em 27/02/2020, às 14h44 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h05

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Josué Damacena
Divulgação/Josué Damacena

As cidade de Guarujá e Cubatão já estão em prontidão para possíveis casos suspeitos de coronavírus. Após a divulgação de pacientes possivelmente infectados em Praia Grande e Santos, a cidade de Guarujá reunirá autoridades e representantes de hospitais da cidade para discutir um plano estratégico.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O encontro acontece nesta sexta-feira, 28, às 9 horas, e será apresentado o Plano Municipal de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória. Diversas autoridades de saúde pública e também da iniciativa privada se encontrarão no Paço Municipal de Guarujá.

Estarão reunidos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Santo Amaro (HSA), Hospital Willian Rocha, Instituto Emílio Ribas Guarujá, Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (Usafas), Organização-Social Pró-Vida, Laboratório Itapema, hospitais particulares da cidade, entre outras autoridades de hospitais privados e também do setor portuário. 

O plano é um guia estratégico referência para ser adotado em toda a rede municipal, no atendimento a possíveis suspeitas de infectados. O documento que padroniza essas normas já foi publicado no Diário Oficial do Município e tem como uma de suas bases recomendações da OMS. Trata-se de um documento provisório que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes. O plano é referência para os coronavírus COVID-19, SARS e MERS. 

CUBATÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão, além de ter pronto um protocolo de atuação, promoveu treinamento e capacitação sobre a doença voltados para profissionais da Saúde.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) realizou no dia 12 o encontro “Novo coronavírus: aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais”. Voltado a profissionais de medicina, enfermagem e técnicos da rede pública e privada de Saúde do município, o encontro teve o objetivo de atualizar os participantes sobre a situação do surto e os procedimentos a serem adotados em caso de aparecimento de alguma suspeita.

O médico infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, do Hospital das Clínicas (FMUSP), do Hospital Municipal de Cubatão e professor da Faculdade de Medicina da São Judas disse na ocasião que todas as infecções respiratórias merecem atenção constante. Por isso, as medidas preventivas nunca devem ser esquecidas, principalmente nos ambientes de Saúde.

Apesar de ainda medidas preventivas como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais, ou limpar as mãos com álcool gel são algumas das formas mais práticas e comuns para evitar uma possível contaminação pelo coronavírus. “O vírus é novo, mas as medidas de prevenção não são novas”, lembrou a enfermeira Núbia Melo, do Pronto Socorro Central, que falou aos profissionais também sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual. O Ministério da Saúde mantém uma página sobre medidas preventivas em  https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus#prevencao.

FAKE NEWS

A Secretaria de Saúde alerta a população para ter cuidados com informações falsas compartilhadas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem. Ao receber esse tipo de material, qualquer um pode checar sua veracidade por meio do site do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.br/fakenews) ou número de WhatsApp do ministério: (61) 99289-4640.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!