Estudo feito por pesquisadores da Universidade Manisa Celal Bayar, da Turquia, indica que as cólicas menstruais podem ser aliviadas com um pedaço de chocolate
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Manisa Celal Bayar, da Turquia, indica que as cólicas menstruais podem ser aliviadas com um pedaço de chocolate ou através da música.
O estudo preparou 84 voluntárias entre 18 e 25 anos que foram dividas em 3 grupos: as do primeiro recebiam 40 gramas de chocolate amargo dias antes da menstruação e durante os primeiros dias de sangramento; o segundo grupo era 'tratado' com música terapêutica durante 30 minutos diários (no mesmo período) e as do terceiro grupo não recebiam tratamento algum.
“Tanto o chocolate amargo quanto a medicina musical tiveram um efeito significativo na redução da dor menstrual e da ansiedade em mulheres jovens com dismenorreia primária”, detalharam os pesquisadores no European Journal of Integrative Medicine.
As 84 voluntárias classificaram suas dores antes do estudo em um nível de 1 a 10; os resultados mostraram que o nível médio de dor caiu de seis para cinco nas jovens que receberam chocolate e no grupo das que ouviram música caiu de sete para seis.
E não são apenas chocolate e música que podem ajudar as mulheres a passar pelo período menstrual com menos desconforto ou sem dor.
Os chás podem ser um ótimo aliado para aliviar as cólicas menstruais, como os de camomila, erva-doce, hortelã e erva cidreira. Outros chás, como o de gengibre, que possuem poder anti-inflamatório, podem ajudar a reduzir as intensas dores no útero.
O uso de compressas quentes, como tecido aquecido ou bolsas de gel compradas em farmácia, também auxiliam. Há medicamentos como Buscopan e Ibuprofeno que podem ajudar em casos de cólicas intensas, mas somente um médico pode avaliar o melhor fármaco (nem toda cólica menstrual é inofensiva e medicamentos podem mascarar problemas sérios).
A cólica menstrual em mulheres saudáveis, também chamada de dismenorreia, é a dor na região pélvica provocada pela liberação de prostaglandina em excesso, a substância hormonal que faz o útero contrair para eliminar parte do tecido do endométrio através de descamação.
O endométrio é o tecido epitelial que reveste a parede interna do útero, é nele que o embrião se fixa. Todos os meses, ele aumenta de espessura após a ovulação para receber o embrião e quando isto não ocorre ele descama e parte dele é expelido, fazendo-o voltar à sua espessura normal. O sangramento ou menstruação é o resultado desta descamação.
Manter as pernas contraídas, em posição fetal, deitada de lado ou com as pernas levantadas. Cada mulher deve experimentar qual delas ajuda ou não.
Bebidas com cafeína em excesso no período menstrual aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor; gorduras e carne vermelha aumentam a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. Entretanto, é bom frisar, que os organismos respondem de forma diferente a quaisquer estímulos orgânicos ou não.
Comentários