COVID FORA DE CONTROLE

Estado de São Paulo entra em fase emergencial da quarentena na próxima segunda-feira (15)

Fustigado pela covid-19, com 20 dias seguidos com recorde de pacientes em UTI e quase 90% de ocupação de leitos de UTI covid, Governo do estado institui fase emergencial mais severa que a fase vermelha

Da redação
Publicado em 11/03/2021, às 12h54 - Atualizado às 14h08

FacebookTwitterWhatsApp
doria - Divulgação/Governo de São Paulo
doria - Divulgação/Governo de São Paulo

O governo do estado de São Paulo anunciou na tarde desta quinta-feira (11) a instituição de uma fase emergencial por um período de quinze dias. A fase emergencial, ainda mais severa que a atual fase vermelha, começa na próxima segunda-feira (15) e vai até dia 30. 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortealerta2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O governador João Doria (PSDB) antecipou em um dia a coletiva sobre o avanço na covid no estado, o que demonstra o urgência de novas medidas. Na fase emergencial, além das restrições da fase vermelha, ficam também proibidos de funcionar, serviços de retirada (take away) de todos os setores, lojas de materiais de construção, celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas coletivas. Atividades administrativas não essenciais em órgão publicos estaduais migram para a modalidade de teletrabalho. 

Duranta a coletiva de anuncio da fase emergencial, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o médico infectologista e secretário da Saúde estadual traçou um panorama da atual escalada da doença. "O que está acontecendo hoje é uma pandemia diferente da que tínhamos no ano passado. Em muitas UTIs, mais de 50% da ocupação é de pessoas com menos de 50 anos. Temos que ter responsabilidade."

Há vinte dias seguidos, o estado de São Paulo registra recordes de pacientes internados em leitos de UTI covid, segundo dados do governo estadual.

Atualmente, São Paulo tem 9.184 pacientes internados em UTI covid. O número é 47% maior que o pico da primeira onda. 1.065 pacientes aguardam leito no sistema de regulação estadual.  

A taxa de ocupação estadual, segundo dados do Centro de Contingência, está em 87,6%. O estado de São Paulo contabiliza 2.164.066 casos e 63.010 óbitos. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!