LEVANTAMENTO

Dengue: Bertioga é a única cidade da Baixada Santista em situação de normalidade

Dados apontam que, enquanto nos primeiros três meses de 2024 ocorreram 1.531 casos da doença, no mesmo período deste ano foram confirmados apenas nove

Redação
Publicado em 20/03/2025, às 11h01

FacebookTwitterWhatsApp
Redução expressiva é atribuída a ações de combate ao mosquito transmissor - Denise Calazans/Prefeitura de Bertioga
Redução expressiva é atribuída a ações de combate ao mosquito transmissor - Denise Calazans/Prefeitura de Bertioga

A cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, já percebe os efeitos das ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O levantamento mais recente divulgado pela Vigilância Epidemiológica indica que, enquanto nos três primeiros meses de 2024 foram registrados 1.531 casos de dengue, neste ano, foram apenas nove confirmados até o momento. O município, diz a prefeitura, é o único da Baixada Santista em situação de normalidade no cenário epidemiológico do Plano de Contingência Estadual.

A queda expressiva é atribuída pela prefeitura ao conjunto de ações de combate ao mosquito transmissor, como: força-tarefa de eliminação de criadouros em todos os bairros da cidade, orientações e bloqueios promovidos pelos Agentes de Combate às Endemias. Outra medida atribuída ao sucesso da diminuição de casos de dengue é o Cata-Treco, serviço gratuito da prefeitura que recolhe materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras e outros objetos grandes não coletados pelo serviço regular de lixo, mas que podem se tornar focos para a criação de larvas do Aedes aegypti.

Mesmo com a diminuição acentuada de casos no período, a secretária de Saúde, Fabiana Paviani, reforçou que os cuidados devem ser mantidos. "A participação da população é fundamental para que possamos continuar com esse controle. Todos precisam estar atentos e manter os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. É imprescindível que cada morador faça sua parte, eliminando criadouros e colaborando com as ações da prefeitura", finalizou.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!