Covid-19: ministério muda sistema de registro de mortes


EBC Saúde
Publicado em 24/03/2021, às 19h46 - Atualizado às 19h46

FacebookTwitterWhatsApp

5d93b27fabd10_3 - Reprodução
5d93b27fabd10_3 - Reprodução


O Ministério da Saúde alterou o Sistema de Informações de Vigilância de Gripe (Sivep-Gripe), utilizado para o envio de registros de mortes por covid-19 por secretarias estaduais e municipais.  A pasta incluiu novos campos para preenchimento, ampliando o número de informações em cada caso de óbito, como CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), nacionalidade e imunização de paciente internado.  

Imagem

Imagem



Em nota conjunta, os conselhos dos Secretários de Saúde (Conass) e dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) informaram que pediram a reversão temporária da alteração.

“A solicitação ocorreu pela ausência de comunicado aos estados e municípios em tempo oportuno. Isso viabilizaria um período de transição para adequação do registro destas informações nos serviços de saúde”, justificam os conselhos no comunicado.

No início da noite desta quarta-feira (24) o Ministério divulgou nota na qual informa que em razão da solicitação retirou a obrigatoriedade de alguns campos de identificação, como CPF ou Cartão Nacional do SUS.



Além disso, o texto acrescenta que o sistema de informações tem registrado instabilidade.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Saúde

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!