Saúde da Mulher

Com fila de espera zerada, Guarujá aumenta oferta de exames a partir desta segunda, 14

Serão disponibilizadas mais 100 vagas, até o próximo dia 31, reforçando as ações dentro da Campanha Outubro Rosa


Da Redação
Publicado em 14/10/2019, às 07h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h29

FacebookTwitterWhatsApp

Divulgação/Raquel Caxilé
Divulgação/Raquel Caxilé


No mês do Outubro Rosa, a prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai incrementar a oferta de mamografias na rede municipal, a partir desta segunda-feira, 14. Serão mais 100 exames disponibilizados na rede municipal de saúde, até o dia, 31.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A iniciativa faz parte da Campanha Outubro Rosa, que visa reforçar entre as mulheres a prevenção ao câncer de mama. Neste ano, a prefeitura já havia ampliado a oferta de mamografia na rede, que era de 1.000 e passou para 1.350 exames por mês.



Guarujá promove o aumento da oferta a partir da próxima segunda, 14, mesmo com a fila de espera zerada para esta especialidade. O trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde desde 2017 permitiu a otimização da fila.

Hoje, quem solicita a mamografia já sai com o exame agendado para a semana seguinte, tendo como prazo máximo até 30 dias para realização do mesmo. “Mesmo com fila zerada, reforçamos às mulheres que não faltem aos exames”, alerta a coordenadora de Saúde da Mulher da prefeitura, a ginecologista e obstetra.

Abstenção é alta



A questão apontada por ela é baseada em levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, que registrou neste ano, uma taxa de absenteísmo de 40% nesta especialidade. Os dados compreendem o período de janeiro a julho deste ano, em que a Sesau disponibilizou um total de 9.589 exames, mas só 5.737 foram realizados.

Atualmente, os exames de mamografia são feitos nas Clínicas Radiológicas de Guarujá e de Vicente de Carvalho, além do Hospital Santo Amaro (HSA), por meio Clínica One Rad, mediante encaminhamento médico da rede municipal. Importante ressaltar que a porta de entrada aos pacientes é sempre a Atenção Básica, Unidade Básica (UBS) ou de Saúde da Família (Usafa) mais próxima, para solicitação do exame.

Ela acrescenta também que, no mês que vem, mais uma vez Guarujá receberá a Carreta da Mamografia, para atender as pacientes já pré-agendadas pela rede municipal, munidas de encaminhamento médico.



A ação é uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado, com data a ser divulgada. No ano passado, a Carreta fez cerca de 500 atendimentos em Guarujá. “O exame é importante, pois previne o câncer de mama e antecede um diagnóstico precoce para um tratamento adequado, portanto, de suma importância às mulheres a partir dos 40 anos realizarem o exame”, alerta a ginecologista.

Campanha Outubro Rosa nas Unidades

Desde o último dia 1º, a prefeitura realiza uma série de ações dentro da campanha Outubro Rosa, na rede municipal de Saúde, até o final do mês. São palestras, exames, dia de beleza, arrecadação de lenços, solicitações e orientações sobre câncer de mama e demais doenças.



Ainda neste mês, todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Guarujá prestam, excepcionalmente, atendimento das 17 às 21 horas, para a coleta de preventivo, orientações e solicitações de mamografia. O horário diferenciado é direcionado ao público feminino e ocorre somente às quintas-feiras, até o próximo dia 31. A realização é da prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde. Das 8 às 17 horas, as Usafas mantêm seu atendimento normal à população.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!