PANDEMIA

Central Acolhe PG supera a marca de 170 mil ligações de monitoramento em 2020

Atendimentos são realizados pelos telefones 162 e 3496-2281

Da redação
Publicado em 06/01/2021, às 06h15 - Atualizado às 06h16

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Divulgação
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A central telefônica Acolhe PG realizou mais de 172 mil ligações de monitoramento em 2020, mais especificamente de abril em diante (início da pandemia de covid-19). Entre diversos serviços realizados pela central, o monitoramento de síndromes gripais e casos confirmados de covid-19 é um trabalho especial: as ligações são realizadas a cada 24 ou 48 horas dependendo dos sintomas do paciente, durante, no mínimo,14 dias, período médio de duração da infecção.

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O coordenador da Central, enfermeiro José Isaías Costa Lima, explica que o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais é realizado com todo controle e dedicação dos profissionais. “As ligações são realizadas dia sim, dia não, independente se é caso confirmado de covid-19 ou caso suspeito. Aqueles casos com sintomas um pouco mais fortes, as ligações são feitas a cada 24 horas”, disse Isaías.

Os monitorados seguem recebendo ligações até que estejam totalmente curados. Após cada ligação, os profissionais alimentam um sistema informatizado com todos os dados do paciente. São colocadas as queixas, evoluções diárias, medicação administrada e orientações passadas todos os dias.

“Tudo fica ali registrado. Desta forma, no dia seguinte, o profissional que for fazer a ligação sabe exatamente qual a situação atual daquele paciente. É um trabalho minucioso e exige muita dedicação de todos os profissionais envolvidos”, destaca o enfermeiro.

Acolhe-PG

O serviço funciona todos os dias, das 8 às 22 horas. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281. Entre os serviços oferecidos estão o acompanhamento de pacientes, atendimento específico de gestantes de alto risco, agendamento de consulta nas Especialidades Médicas e do programa Senhor da Visão, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19.

Os números demonstram o sucesso do Acolhe PG. São cerca de 40 profissionais, entre coordenadores de acolhimento em saúde, médicos e enfermeiros atuando na plataforma. Já foram efetuadas mais de 172 mil ligações de monitoramento de sintomáticos respiratórios e pacientes positivos. Outro dado de destaque é que mais de 6.800 agendamentos de atendimentos foram efetuados pela equipe multidisciplinar.

“Com a experiência que tivemos com a pandemia, expandimos o serviço para agendamento de consultas, acompanhamento de gestantes. A meta é que essa ampliação siga ocorrendo de forma gradativa. O Acolhe PG é um serviço que tem trazido um retorno positivo junto aos munícipes, com um contato ainda mais humanizado”, comentou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

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