NOTÍCIA BOA

Casos de dengue em Bertioga têm queda de cerca de 40%

Resultado positivo foi alcançado após ações de combate ao mosquito, realizadas pela prefeitura da cidade; saiba como fazer sua parte

Redação
Publicado em 03/05/2024, às 15h35 - Atualizado às 15h44

FacebookTwitterWhatsApp
Uso de drones agrícolas, para aplicar larvicida em alguns locais, foi uma das estratégias - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Uso de drones agrícolas, para aplicar larvicida em alguns locais, foi uma das estratégias - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

A cidade de Bertioga, no litoral paulista, registrou queda de 39,61 % nos casos de dengue, entre março e abril. O bom resultado veio depois da realização de diversas ações na cidade, como o uso de drones agrícolas para aplicar larvicida em locais de difícil acesso, carro do “fumacê”, serviço de nebulização costal dentro das residências, entre outras. A vigilância sanitária também tem apoiado as ações, com autuações aos proprietários de imóveis abandonados, ou com algum tipo de irregularidade.

Apesar da boa notícia, ainda não é momento de relaxar. Rebeca Barufi, secretária de Saúde da cidade, explicou como as pessoas podem fazer sua parte na luta contra o Aedes Aegypti: “A população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; retirar pratos debaixo dos vasos de plantas; limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina; entre outros”.

Clique aqui para seguir nosso canal no Whatsapp

Marly Inês dos Reis, diretora de vigilância em saúde, também falou sobre o papel dos cidadãos no combate ao mosquito. “É necessário que a população receba os agentes, que estão sempre devidamente uniformizados e identificados com crachá, para que eles possam verificar seu imóvel. Todos são treinados e capacitados para identificar possíveis criadouros e buscar larvas, caso haja situações que permitam a proliferação do vetor transmissor das arboviroses, como a dengue”, destacou.

Há aproximadamente um mês, Bertioga teve alta no número de casos de dengue, o que fez o sistema de saúde da cidade ter uma demanda muito grande.

Sintomas da dengue 

É sempre importante ficar atento aos sinais que o corpo dá, e com a dengue não é diferente. Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta (40°C); forte dor de cabeça; manchas vermelhas na pele; cansaço; náusea e vômito. Automedicar-se não é recomendável. Caso tenha estes sintomas, o certo é procurar o hospital mais próximo e seguir as instruções do profissional de saúde.       

Fonte: site oficial da prefeitura de Bertioga e Secretaria de Estado da Saúde

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!