REFORÇO

Campanha contra Diabetes terá ações do 'Saúde na Comunidade' em Bertioga

Iniciativa que tem como objetivo ampliar os serviços de saúde será realizada no próximo sábado (25) no bairro Jardim Vicente de Carvalho

Redação
Publicado em 22/11/2023, às 10h52

FacebookTwitterWhatsApp
Saúde na Comunidade contará, entre outros, com testes de glicemia capilar - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Saúde na Comunidade contará, entre outros, com testes de glicemia capilar - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Os moradores de Bertioga contam com um reforço nos serviços públicos com o projeto Saúde na Comunidade que, no próximo sábado (25), é focado nas ações contra o diabetes. A doença teve dia de conscientização mundial neste mês de novembro. 

A iniciativa será realizada pela prefeitura das 9h às 13 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Giusfredo Santini, no bairro Jardim Vicente de Carvalho. Neste período, serão disponibilizados testes de glicemia capilar, PA e colesterol. Também haverá testes de monofilamento e de índice tornozelo-braquial (ITB), testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Covid-19, vacinação e práticas integrativas.

Os moradores também poderão, a partir de atendimento por senhas, passar por atendimentos clínico e odontológico; também haverá uma palestra sobre alimentação com a nutricionista da Secretaria de Saúde.

A Emef Gisufredo Santini está instalada na rua Epiphaneo Baptista, 66, ao lado da Unidade Básica de Saúde Vicente de Carvalho.

Diabetes

A doença crônica ocorre quando o corpo não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado dia 14 passado, visa a conscientização da doença que acomete, segundo o Atlas de Diabetes da IDF (2021), 10,5% da população adulta (20-79 anos) e, o pior, quase metade não sabe que vive com a doença. Ainda, conforme o Ministério da Saúde, as projeções indicam a tendência de que, até 2045, um em cada oito adultos, aproximadamente 783 milhões, viverá com diabetes, um aumento de 46%.

A maior parte dos casos, 90%, é relacionada ao tipo 2 da doença, impulsionada por fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. Entre os motivos estariam o envelhecimento da população, diminuição da atividade física e o aumento de sobrepeso e obesidade. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!