Presidente e ministro da Saúde lançam plano nacional de imunização diante de ministros, governadores e imprensa
O Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, lançaram no final da manhã desta quarta-feira, 16, o plano nacional de imunização contra a covid-19. Numa cerimônia com aproximadamente uma hora, a apresentação do plano foi dividida entre o Secretario de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, que tratou do microgerenciamento do plano, e o Ministro Pazuello, que abordou o macrogerenciamento e, ao final, o presidente Jair Bolsonaro, que fez um breve discurso.
O Secretario de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, abordou os 10 eixos prioritários do programa (leia os eixos ao final desta matéria). O ministro Pazuello insistiu que o governo tem tratado as questões relacionadas à vacina de forma técnica e não política. Em seguida, ele agradeceu aos parceiros do Congresso Nacional e do Ministério da Defesa pelo apoio em tudo que precisou.
https://www.youtube.com/watch?v=AfKJfWbo-JY&feature=youtu.be&ab_channel=TVCulturaLitoral
Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/LITORALNORTEINFO Informe-se, denuncie!
Segundo o ministro, o plano nacional de imunização se divide entre planejamento, a cargo do governo federal; lojistíca, divididiva entre governo federal e estados; execução, sob responsabilidade dos municípios, com o apoio das outras instâncias de poder; e monitoramento, cuja responsabilidade retorna ao governo federal. O Ministro também disse que a credibilidade da Anvisa não pode ser posta em dúvida. "A Anvisa é independente", disse.
O último a se pronunciar, concluindo a apresentação, foi o presidente Jair Bolsonaro. Numa solenidade em que estavam presentes ministros e governadores, Bolsonaro adotou um tom diferente daquele de outras ocasiões em que tratou da pandemia. "A grande força que todos nós demonstramos agora", afirmou, se dirigindo aos governadores presentes, "é a união, para buscar a solução de algo que nos aflige há meses. Se algum de nós extrapolou ou até exagerou, foi no afã de buscar a solução. Realmente nos afligiu desde o início. Não sabiámos o que era esse vírus como ainda não sabemos, em grande parte. E nós, todos, irmanados, estamos na iminência de apresentar uma alternativa concreta para nos livrarmos desse mal."
Eixos prioritários do plano nacional de imunização
Apresentados pelo ministério da Saúde
Situação Epidemiológica;
Atualização das vacinas em estudo;
Monitoramento e orçamento;
Operacionalização da campanha;
Farmacovigilância;
Estudos de monitoramento pós marketing;
Sistema de informação;
Monitoramento, supervisão e avaliação;
Comunicação;
Encerramento da Campanha
Comentários