NOVO TRATAMENTO

Avanço na ciência: Anvisa libera novo remédio para tratar câncer colorretal

Fruzaqla é indicado para pacientes adultos no estágio avançado da doença, que já passaram por terapias anteriores


Redação
Publicado em 31/08/2026, às 14h04

FacebookTwitterWhatsApp

Médico apontando para imagens de exame
Novo medicamento atua para cortar o suprimento de sangue do tumor e controlar a doença - Divulgação/Anvisa/Envato


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (31), o registro do medicamento Fruzaqla (fruquintinibe) para tratar câncer colorretal metastático. A medida, oficializada por meio da Resolução 3.416/2026, publicada no Diário Oficial da União, beneficia pacientes adultos que enfrentam o estágio avançado da doença.

O novo produto atende pessoas previamente submetidas a tratamentos como quimioterapias à base de fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano, além de terapias específicas (anti-VEGF e anti-EGFR).

Segundo o órgão federal, o estudo que embasou a aprovação comprovou a eficácia clínica da medicação, que promove o aumento da sobrevida global e do tempo livre de progressão da doença em comparação aos pacientes que receberam placebo com cuidados de suporte.

Conforme as informações, o funcionamento do fruquintinibe ocorre pelo bloqueio de receptores que estimulam a formação de novos vasos sanguíneos, identificados como VEGFR-1, VEGFR-2 e VEGFR-3. Como os tumores dependem intensamente desses vasos para receber oxigênio e nutrientes para crescer, o mecanismo age como uma barreira física e biológica.

Ao impedir a ação desses receptores, a medicação corta efetivamente o suprimento de sangue das células cancerígenas. A estratégia dificulta o avanço tumoral e ajuda de forma incisiva a controlar a enfermidade.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!