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Atendimento do SUS em SP poderá ser avaliado via WhatsApp; serviço foi lançado em Santos

Novidade foi incorporada para pacientes do hospital Guilherme Álvaro; ferramenta facilita coleta de sugestões e críticas sobre o atendimento

Redação
Publicado em 30/04/2025, às 09h09

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Novo canal será implantado gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde - Governo de SP
Novo canal será implantado gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde - Governo de SP

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo poderão avaliar a experiência de internação por meio de mensagens enviadas por e-mail e WhatsApp. A  Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) lançou, na segunda-feira (28), o projeto de um novo canal digital para ouvir a população sobre a qualidade do atendimento prestado na rede pública estadual. E a novidade começou a valer em um hospital de Santos, no litoral de São Paulo. O serviço foi incorporado para pacientes do hospital Guilherme Álvaro.

O lançamento reuniu a secretária executiva de estado da Saúde, Priscilla Perdicaris, a coordenadora da Ouvidoria Geral da SES-SP, Patricia Camargo Ferreira, a representante  da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente de São Paulo (Rebraensp), Vilma Marcondes, e profissionais da unidade. 

De acordo com o governo de SP, o novo serviço utiliza os meios digitais como ferramentas para uma comunicação ágil, segura e acessível. Após receber alta, o paciente cadastrado recebe uma mensagem via WhatsApp ou e-mail contendo informações como seu nome completo, data de alta e nome da unidade em que foi atendido. Confirmadas as informações, ele poderá avaliar o atendimento recebido, dar uma nota de 0 a 10 e relatar eventuais cobranças indevidas.

Caso o paciente atribua nota inferior a 6, será automaticamente direcionado ao site da Ouvidoria da SES-SP para registrar uma manifestação formal. Além disso, os hospitais também disponibilizarão cartazes com QR Codes, permitindo a avaliação espontânea do serviço. Todos os dados são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e têm seu sigilo garantido.

A secretária de Saúde de São Paulo comentou: “A implementação de uma pesquisa de satisfação mais proativa permite ampliar o retorno sobre a qualidade efetiva do atendimento prestado. Com essa iniciativa, ganhamos mais agilidade na tomada de decisões e nos ajustes necessários para melhorar o serviço”.

Expansão gradual

O novo canal será implantado gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde nos próximos meses, abrangendo todos os tipos de atendimento. As informações coletadas serão analisadas pela Ouvidoria Geral do SUS e pelo Programa Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente, orientando melhorias contínuas no SUS paulista.

Maria Cecília Zambrana Curti, coordenadora do programa, comentou: “O programa de Qualidade e Segurança é um compromisso em melhorar a experiência do paciente. Ao garantir que o cuidado seja seguro, eficaz e centrado no paciente, contribuímos  para a satisfação do paciente, aumentando a credibilidade na instituição de saúde e promovendo resultados clínicos positivos. Ouvir a voz de nossos usuários é uma ferramenta poderosa de melhoria contínua”.

Segurança da informação

As mensagens são enviadas exclusivamente pelos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde: número de WhatsApp (11) 3066 8259 e e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas ou mensagens suspeitas, a recomendação é denunciar no site da Ouvidora Geral do SUS em São Paulo.

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