AS MASCARAS CAÍRAM

AGORA: uso de máscaras em transporte público chega ao fim no litoral de SP

Prefeituras do Litoral Norte e Baixada Santista se posicionam quanto à medida adotada pelo governo de São Paulo

Lenildo Silva
Publicado em 09/09/2022, às 13h44 - Atualizado às 15h38

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeituras do Litoral Norte e Baixada Santista se posicionam quanto a medida adotada pelo governo de São Paulo Mascaras nos transportes públicos - Foto: José Cruz
Prefeituras do Litoral Norte e Baixada Santista se posicionam quanto a medida adotada pelo governo de São Paulo Mascaras nos transportes públicos - Foto: José Cruz

Após dois anos e quatros meses, o uso obrigatório de máscaras chegou ao fim na cidade de São Paulo; nas outras cidades do estado, a responsabilidade de manter ou liberar o uso fica por conta de suas prefeituras. O uso do item de proteção contra a covid-19 ainda é obrigatório em locais destinados à prestação de serviços de saúde como hospitais, laboratórios e postos de saúde.

No litoral de São Paulo, as prefeituras se posicionaram e todas devem seguir o mesmo protocolo. Entretanto, segundo apurado pelo Portal Costa Norte, algumas prefeituras do Litoral Norte e Baixada Santista ainda estão estudando junto ao comitê responsável se vão liberar ou manter o uso obrigatório. Já outras afirmaram que o decreto liberando o acesso aos transporte público deve acontecer nos próximos dias. Confira.

O que dizem as prefeituras do Litoral Norte

A prefeitura de Caraguatatuba informa que vai seguir a recomendação do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo, mantendo o uso de máscaras de proteção facial somente em locais destinados à prestação de serviços de saúde e retirando a obrigatoriedade do uso de máscaras em transportes públicos e privados.

Em Ubatuba, as pessoas que utilizam os transportes públicos da cidade já estão liberadas a entrar nos ônibus sem a máscara de proteção; as cidades de São Sebastião e Ilhabela ainda não se pronunciaram. 

O que dizem as prefeituras da Baixada Santista

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informa que seguirá as diretrizes do Governo do Estado. Por isso, ainda hoje, deverá ser publicado um decreto municipal sobre o assunto.

Em Praia Grande o uso de máscaras segue obrigatório até que os estudos sejam finalizados. A prefeitura prepara um novo decreto com detalhes sobre o uso das máscaras em transportes públicos. “Até que isso aconteça, o uso da máscara permanece obrigatório no sistema de transporte municipal de Praia Grande”.

Já em Cubatão, de acordo com a Administração Municipal, será publicado um decreto a respeito do assunto nesta sexta (9), com validade a partir de segunda-feira. O decreto segue as recomendações do governo do estado de São Paulo. A obrigatoriedade do uso da máscara continua nos postos de saúde.

A prefeitura de Guarujá informa que irá convocar o Gabinete de Gestão de Crise, em caráter extraordinário, para discutir o assunto e em breve tornará pública a decisão dos profissionais.

Em Peruíbe, a prefeitura seguirá o Governo do Estado e publicará decreto adotando a liberação de máscaras no transporte municipal.

Santos também revogou o uso obrigatório de máscaras no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ônibus municipais.

Ainda de acordo com as prefeituras, um novo decreto municipal, com as novas decisões, está sendo formalizado e deve ser publicado nos próximos dias. As prefeituras de Bertioga, Itanhaém e Mongaguá não se pronunciaram até o momento.

O governo paulista e as prefeituras orientam que o uso opcional da máscara no transporte público continua sendo recomendado para proteção pessoal e obrigatório para populações mais vulneráveis como idosos e imunossuprimidos.

Decisão

A decisão, segundo comunicado oficial do estado, se deu após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Centro de Contingência do Coronavírus.

 “Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, informa o comunicado conjunto de estado e município.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, houve queda de mais de 90% das internações e mortes por Covid no estado de São Paulo neste ano. O total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva passou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 agora em setembro.

A média móvel de mortes também recuou de 288 óbitos em 9 de fevereiro para 27 no mesmo período.

“O estado de São Paulo conseguiu um índice de cobertura fantástico na campanha de vacinação contra o novo coronavírus e protegeu sua população, principalmente contra casos graves da doença. Como consequência, as internações e óbitos despencaram. Isso nos dá segurança."

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!