COMBATE AO CÂNCER

Ação em São Vicente ressalta a importância do Novembro Azul

A ação seguiu todos os protocolos de segurança

Da redação
Publicado em 17/11/2020, às 18h10 - Atualizado às 18h12

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

Uma ação realizada nesta terça-feira, 17, no Posto de Enfermagem do Itararé, lembrou o Novembro Azul e marcou o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data é comemorada dia 17 de novembro. Devido à pandemia por covid-19, a ação seguiu todos os protocolos de segurança.

Um dos testes feitos foi o PSA, uma proteína produzida no tecido prostático, que aumenta conforme a doença evolui. A quantidade da substância no corpo é identificada por meio de um exame de sangue. Outro exame realizado para a detecção do Câncer de Próstata foi o toque retal. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que pouco mais de 65 mil novos casos de Câncer de Próstata sejam diagnosticados até o final de 2020.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie!

Câncer de Próstata

Em sua fase inicial, pacientes que possuem a doença não apresentam sintomas ou, quando eles aparecem, são semelhantes aos verificados nos casos de crescimento benigno da próstata, com dificuldade ou com necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite.

Quando a patologia avança para uma forma mais grave, os pacientes podem sentir dor óssea e até insuficiência renal ou infecções generalizadas. Portanto, os pacientes devem buscar ajuda médica quando sentirem, além dos sintomas citados anteriormente, diminuição do jato e sangue na urina. Ressalta-se que isso não necessariamente significa Câncer, mas é importante a investigação por um médico.

O tratamento da enfermidade depende de cada caso. Para a doença localizada, ou seja, casos em que o Câncer só atinge a próstata e não se espalha para outros órgãos, cirurgia, radioterapia e até observação vigilante podem ser usadas no combate.

Já nos casos em que a doença está localmente avançada, mas ainda não se espalhou para outras partes, a radioterapia e a cirurgia, em combinação com o tratamento hormonal, podem ser oferecidas para combater o Câncer. Por fim, quando se trata de uma enfermidade metastática, ou seja, quando o tumor já se espalhou para outras regiões do corpo, a terapia hormonal é a mais indicada para combater a enfermidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!