TEMPOS DE PERIGO

5 dicas valiosas para espantar animais peçonhentos da sua casa

Confira cinco dicas importantes para acabar com os insetos perigosos de sua casa e manter sua família segura

Da redação
Publicado em 17/09/2021, às 08h59 - Atualizado em 03/05/2022, às 12h25

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Anvisa
Divulgação/Anvisa

O tempo está esquentando, o volume de chuvas e umidade no ar crescerá exponencialmente nos meses mais quentes do ano e, com estas mudanças climáticas, os insetos buscam abrigo no pior lugar possível: nossas casas.

Alguns insetos são indesejados e podem causar grande risco para crianças e animais, dos peçonhentos aos aparentemente inofensivos, todos trazem desconforto para os moradores da residência, e a alta incidência destes seres pode prejudicar a harmonia do dia-a-dia da família.

ATENÇÃO >>Piolho de cobra: conheça os perigos do inseto que pode necrosar a pele humana

Você sabia? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os insetos peçonhentos são a segunda maior causa de envenenamento no Brasil? A situação é corriqueira e o perigo pode morar junto com sua família.

Só em 2018 foram 265.546 casos, dos quais 4.080 provocaram mortes.

Confira cinco dicas valiosas para espantar insetos peçonhentos da sua casa e manter sua família segura:

1º Higiene e organização: essencial

Mantenha a higiene e organização de sua casa, insetos como lacraias e escorpiões adoram entulhos e escombros para se esconder. A falta de iluminação e umidade da residência também colaboram para o aparecimento destes bichos.

Não deixe nada acumulado e jogado de canto, varra embaixo das camas, sofás e móveis adversos. Sempre deixe a casa arejada e iluminada.

2º Esconderijos do inimigo 

Examine frestas, calçados e locais com fácil acesso aos insetos. Antes de vestir um calçado, olhe sempre por dentro, insetos adoram locais escuros e sapatos fechados fornecem um 'cantinho perfeito' para a sua acomodação.

Frestas em azulejos e paredes também proporcionam um esconderijo excepcional, reboque frestas e fique atento às brechas que não podem ser fechadas. Também sacuda as roupas antes de vesti-las.

3º Mantenha seu local de descanso seguro

Mantenha berços e camas afastados da parede, insetos possuem habilidades de subir por estes meios, chegando então ao seu local de descanso.

4º Livre-se das presas para evitar o caçador

Combata insetos menores, principalmente baratas, moscas e mosquitos. Estes bichos podem parecer inofensivos, mas atraem seres peçonhentos pois são o alimento deles. A presa atrai o caçador, livre-se das presas.

5º Cuidado com as lacraias

Principalmente as lacraias - de picada dolorosa, venenosa, perigosa e possivelmente fatal para animais e crianças - adoram ralos e cantos de banheiro para se esconder. Por isso, alguns truques na manga são importantes para se livrar deste bicho: armadilhas adesivas, compradas em mercado, são colocadas no local de incidência das lacraias e prendem suas patas.

Pimenta Caiena (só para quem não tem crianças ou animais em casa), espanta e afugenta os insetos devido ao ser forte cheiro. O ideal é cortar pequenos pedaços e espalhar pela casa.

Terra de diatomáceas: esta substância queima e quebra o exoesqueleto dos insetos, é corriqueiramente usado em hortas e não apresenta risco aos humanos, mas não pode ser inalado.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!