Vídeos mostram riquezas culturais de municípios brasileiros cuja criatividade foi reconhecida pela Unesco
Uma campanha do Ministério do Turismo (Mtur) está divulgando as cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente como criativas. Veiculada no canal oficial da pasta no Youtube, a websérie ‘‘Cidades Criativas do Brasil” leva o espectador a uma viagem pelas sensações e experiências dos municípios, em episódios de cerca de 10 minutos.
O título de Cidade Criativa a que faz referência o nome da websérie é concedido desde 2004 aos municípios pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em reconhecimento a criatividade em uma de sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.
Juntas, as Cidades Criativas compõem uma rede internacional que soma esforços em intenso intercâmbio de políticas e projetos culturais bem sucedidos.
Por aqui, atualmente doze municípios de Norte a Sul são reconhecidos pela Unesco como criativos. Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares, Campina Grande (PB) em artes midiáticas; Salvador (BA) e Recife (PE), em música; e Santos (SP), no cinema.
Em suma, segundo o Mtur, o objetivo da websérie é fomentar a atividade turística nacional. “A ideia é revelar lugares e vivências de destaque no país, tornando conhecidos os elementos culturais e típicos de cada região. E, desta forma, estimular o turismo nestes locais”, explicou o órgão quando foi publicado o primeiro episódio sobre as riquezas gastronômicas de Belém, capital do Pará.
Pouco depois, mais três episódios foram publicados, contemplando a categoria Gastronomia. Um sobre os bares e restaurantes tradicionais com o melhor da renomada comida típica de Belo Horizonte. Outro sobre a culinária repleta de frutos do mar de Florianópolis; e um terceiro sobre os quitutes, cachaças e cervejas que seduzem os turistas e moradores em Paraty.
E, recentemente, em 27 de junho, a websérie foi lançada oficialmente em João Pessoa, com a publicação de todos os demais episódios. Um sobre a luz, câmera e ação em Santos; um sobre as linhas e curvas do modernismo vanguardista de Brasília; mais um sobre as formas urbanas funcionais de Curitiba; um outro sobre a moda e artesanato pujantes em Fortaleza; um sobre as mãos que criam o que a alma transborda em João Pessoa; dois sobre o ritmo pulsante em Salvador e em Recife; e, por fim, um sobre a confluência do desenvolvimento tecnológico com a cultura sertaneja em Campina Grande.
Todos os episódios, acrescentou o Mtur, foram formulados em parceria com representantes das cidades.
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