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Websérie do Ministério do Turismo divulga Cidades Criativas brasileiras

Vídeos mostram riquezas culturais de municípios brasileiros cuja criatividade foi reconhecida pela Unesco

Da redação
23/06/2022 às 15:28.
Atualizado em 24/06/2022 às 21:55
Atualmente, Brasil tem doze cidades criativas da UNESCO (Imagem: Divulgação / Ministério do Turismo)

Atualmente, Brasil tem doze cidades criativas da UNESCO (Imagem: Divulgação / Ministério do Turismo)

Uma campanha do Ministério do Turismo (Mtur) está divulgando as cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente como criativas. Veiculada no canal oficial da pasta no Youtube, a websérie ‘‘Cidades Criativas do Brasil” leva o espectador a uma viagem pelas sensações e experiências dos municípios, em episódios de cerca de 10 minutos.

O título de Cidade Criativa a que faz referência o nome da websérie é concedido desde 2004 aos municípios pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em reconhecimento a criatividade em uma de sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

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Entre as cerca de 38.000 cidades com mais de 150 mil habitantes no mundo (Population Reference Bureau), menos de 300 em 90 países possuem o título. Juntas, as Cidades Criativas compõem uma rede internacional que soma esforços em intenso intercâmbio de políticas e projetos culturais bem sucedidos.

Por aqui, atualmente doze municípios de Norte a Sul são reconhecidos pela UNESCO como criativos. Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares, Campina Grande (PB) em artes midiáticas; Salvador (BA) e Recife (PE), em música; e Santos (SP), no cinema.  

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Em suma, segundo o Mtur, o objetivo da websérie é fomentar a atividade turística nacional. “A ideia é revelar lugares e vivências de destaque no país, tornando conhecidos os elementos culturais e típicos de cada região. E, desta forma, estimular o turismo nestes locais”, explicou o órgão há cerca de um semestre, quando a websérie foi lançada com um episódio sobre as riquezas gastronômicas de Belém, capital do Pará.

Pouco depois, em janeiro, mais três episódios foram lançados. Um sobre os bares e restaurantes tradicionais com o melhor da renomada comida típica de Belo Horizonte. Outro sobre a culinária repleta de frutos do mar de Florianópolis; e um terceiro sobre os quitutes, cachaças e cervejas que seduzem os turistas e moradores em Paraty.

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E, recentemente, em 23 de junho, completando a websérie, foram lançados os outros sete episódios. Um sobre a luz, câmera e ação em Santos; um sobre as linhas e curvas do modernismo vanguardista de Brasília; mais um sobre as formas urbanas funcionais de Curitiba; um outro sobre a moda e artesanato pujantes em Fortaleza; um sobre as mãos que criam o que a alma transborda em João Pessoa; dois sobre o ritmo pulsante em Salvador e em Recife; e, por fim, um sobre a confluência do desenvolvimento tecnológico com a cultura sertaneja em Campina Grande.   

Todos os episódios, acrescentou o Mtur, foram formulados em parceria com representantes das cidades.

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