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Websérie do Ministério do Turismo divulga Cidades Criativas brasileiras

Vídeos mostram riquezas culturais de municípios brasileiros cuja criatividade foi reconhecida pela Unesco

Da redação
Publicado em 23/06/2022, às 15h28 - Atualizado em 29/06/2022, às 12h30

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Atualmente, Brasil tem doze cidades criativas da UNESCO Websérie do Ministério do Turismo divulga Cidades Criativas do Brasil Banner com paisagem marítima e com os dizeres ''conheça as cidade criativas do Brasil" - Imagem: Divulgação / Ministério do Turismo
Atualmente, Brasil tem doze cidades criativas da UNESCO Websérie do Ministério do Turismo divulga Cidades Criativas do Brasil Banner com paisagem marítima e com os dizeres ''conheça as cidade criativas do Brasil" - Imagem: Divulgação / Ministério do Turismo

Uma campanha do Ministério do Turismo (Mtur) está divulgando as cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente como criativas. Veiculada no canal oficial da pasta no Youtube, a websérie ‘‘Cidades Criativas do Brasil” leva o espectador a uma viagem pelas sensações e experiências dos municípios, em episódios de cerca de 10 minutos.

O título de Cidade Criativa a que faz referência o nome da websérie é concedido desde 2004 aos municípios pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em reconhecimento a criatividade em uma de sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

Juntas, as Cidades Criativas compõem uma rede internacional que soma esforços em intenso intercâmbio de políticas e projetos culturais bem sucedidos.

Por aqui, atualmente doze municípios de Norte a Sul são reconhecidos pela Unesco como criativos. Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares, Campina Grande (PB) em artes midiáticas; Salvador (BA) e Recife (PE), em música; e Santos (SP), no cinema.  

Em suma, segundo o Mtur, o objetivo da websérie é fomentar a atividade turística nacional. “A ideia é revelar lugares e vivências de destaque no país, tornando conhecidos os elementos culturais e típicos de cada região. E, desta forma, estimular o turismo nestes locais”, explicou o órgão quando foi publicado o primeiro episódio sobre as riquezas gastronômicas de Belém, capital do Pará.

Pouco depois, mais três episódios foram publicados, contemplando a categoria Gastronomia. Um sobre os bares e restaurantes tradicionais com o melhor da renomada comida típica de Belo Horizonte. Outro sobre a culinária repleta de frutos do mar de Florianópolis; e um terceiro sobre os quitutes, cachaças e cervejas que seduzem os turistas e moradores em Paraty.

E, recentemente, em 27 de junho, a websérie foi lançada oficialmente em João Pessoa, com a publicação de todos os demais episódios. Um sobre a luz, câmera e ação em Santos; um sobre as linhas e curvas do modernismo vanguardista de Brasília; mais um sobre as formas urbanas funcionais de Curitiba; um outro sobre a moda e artesanato pujantes em Fortaleza; um sobre as mãos que criam o que a alma transborda em João Pessoa; dois sobre o ritmo pulsante em Salvador e em Recife; e, por fim, um sobre a confluência do desenvolvimento tecnológico com a cultura sertaneja em Campina Grande.   

Todos os episódios, acrescentou o Mtur, foram formulados em parceria com representantes das cidades.

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