Cerca de 80% das mortes provocadas por raios, são ocasionadas por falta de informação e prevenção
O Brasil é o maior país tropical do planeta, e localiza-se em uma zona em que tempestades são corriqueiras. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chamadas ‘ilhas de calor’, formadas pelo aumento de temperatura e combinadas à poluição das grandes cidades, atraem cada vez mais raios. Levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica – Elat/Inpe, mostra que de 2000 a 2018, o número de mortes por raios no Brasil foi de 2087 pessoas.
E se você pensa que sua casa é um lugar seguro, saiba que está enganado. Depois das zonas rurais, é nas residências que ocorrem o maior número de fatalidades envolvendo descargas de raios. O risco pode estar em vários lugares: no telefone com fio ou celular ligado à rede elétrica; tomadas; canos; janelas; portas metálicas; e equipamento elétrico ligado na tomada.
Uma boa notícia, é que cerca de 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. E dentre as medidas de proteção, dentro de casa, está a instalação de um eficiente sistema de para-raios, o que deve ser levado em conta, como custo benefício, principalmente para administradores de condomínios e síndicos, já que estes podem responder judicialmente em casos de acidentes com os moradores e frequentadores dos empreendimentos pelos quais são responsáveis.
Equipar um empreendimento com o sistema de para-raios pode ser muito simples, se o trabalho for confiado a uma empresa com tradição neste ramo, como a Meg Instalações e Manutenção Elétrica e Sistema de Para-raios, especialista em projeto e instalação elétrica, com atuação desde 2006.
É possível fazer um orçamento sem compromisso. Para mais informações acesse o site www.megmanutencao.com.bro u ligue: (13) 3364 5001; o WhatsApp é (13) 98812 4352.
Comentários