ATENÇÃO À SAÚDE

Serviço de hemodiálise é novidade no tratamento à covid-19 nas UTIs de Bertioga (SP)

Equipamento é necessário para cerca de 80% dos internados, antes transferidos para Santos e outras cidades

da Redação
Publicado em 18/06/2021, às 10h13 - Atualizado às 10h58

FacebookTwitterWhatsApp
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 80% dos pacientes internados pela covid-19 necessitam desse tipo de tratamento - Reprodução/ Prefeitura de Bertioga
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 80% dos pacientes internados pela covid-19 necessitam desse tipo de tratamento - Reprodução/ Prefeitura de Bertioga

Os pacientes com complicações renais internados em decorrência da covid-19 no Hospital Bertioga, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, contam há uma semana com um novo equipamento, que entre outros benefícios no tratamento, pretende também evitar o deslocamento para unidades hospitalares de cidades vizinhas.

O serviço de hemodiálise foi instalado na última quinta-feira, 10, nas Unidades de Terapia Intensiva – UTIs destinadas a pacientes covid. Ao todo são quatro aparelhos, com equipe especializada composta por médico nefrologista e enfermeiros.

Além disso, a unidade conta também com insumos para a realização das sessões nas pessoas com insuficiência renal crônica ou aguda.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80% dos pacientes internados diagnosticados com a covid-19 necessitam desse tipo de tratamento. Quem explica é a titular da Pasta, a enfermeira Janice da Silva Santos.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CostaNortesonoticias4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“O serviço é fundamental para auxiliar o tratamento das pessoas internadas na UTI Covid, já que a máquina faz a função dos rins, limpando, filtrando o sangue e extraindo as impurezas. Desta forma é possível manter o equilíbrio do organismo do paciente”, afirmou a secretária

O prefeito Caio Matheus (PSDB) destacou a importância do equipamento para a cidade. “É um grande ganho na história da saúde do município. Com o serviço sendo oferecido no Hospital Municipal, não haverá necessidade de transferência dos pacientes para outros municípios. É um equipamento que vai salvar vidas, promover mais agilidade e qualidade de atendimento”.

A hemodiálise

Hemodiálise é um procedimento que ocorre por meio de uma máquina que limpa e filtra o sangue, atuando em substituição aos rins prejudicados. No processo são retirados do corpo os resíduos que fazem mal à saúde, como o excesso de sal e líquidos. Com o procedimento também é possível controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, entre outras.

A covid-19 em Bertioga

No último boletim epidemiológico com data de quinta-feira, 17, a prefeitura de Bertioga informou que, 5.469 dos 64.723 habitantes (conforme estimativa IBGE/2020) foram infectados pela covid-19 desde o início da pandemia. Destes, 5.218 se recuperaram, e outros 142 infelizmente faleceram.

A taxa geral de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI está em 50%, sendo cinco pacientes internados em Bertioga e outras cinco em outros municípios.

Vacinação

A partir de sábado, 19, as pessoas com idade entre 43 e 49 anos poderão ser imunizadas contra a doença. Para isso é necessário o agendamento por meio do portal Vacina Já.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!