Hospital Municipal de Bertioga realiza campanha contra a intolerância religiosa

Objetivo da data é alertar para o perigo da discriminação e do preconceito religioso

Da redação
Publicado em 22/01/2021, às 14h58 - Atualizado às 15h06

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução
Reprodução

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado, anualmente, no dia 21 de janeiro. O objetivo da data é alertar a população para o perigo da discriminação e do preconceito religioso, bem como dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões. Em Bertioga, o Hospital Municipal, gerido pelo INTS, realizou uma campanha com o tema.

Para o técnico de manutenção do HMB, Alexandre Santos, independentemente da religião, todas contribuem para o bem. “Em um ambiente de trabalho, a religião e a fé, traz uma grande diferença”, disse. Sobre a campanha, ele ressaltou: “Tive o privilégio, junto com outros colaboradores, de diversas crenças, de levar mensagens de fé e esperança, por meio da música aos pacientes, em harmonia com os colegas”.

O supervisor de prestação de contas do HMB, Cláudio Ricci também aprovou a iniciativa: “Independentemente da religião, do grau em que você entende, ou da sua participação nela, acredito que no ambiente de trabalho, ela não pode ser esquecida”.

No Brasil, o direito à liberdade de religião ou crença é previsto pela Constituição Federal. A legislação garante o livre exercício de cultos religiosos e a proteção aos locais de cultos e suas liturgias. Em 2007 o país instituiu a data celebrativa em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de intolerância religiosa no final de 1999 e, também, em referência ao Dia Mundial da Religião.  O objetivo é promover respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões.

É possível denunciar casos de intolerância religiosa pelos canais do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Algumas opções para registrar as denúncias são o Disque 100, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a ouvidoria do Ministério no e-mail [email protected].

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!