Precauções

Dezembro Laranja alerta para a saúde da pele

Câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no país

Da Redação
Publicado em 20/12/2019, às 08h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h15

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo/JCN
Arquivo/JCN

No próximo domingo, 22, tem início o verão. Período de férias, altas temperaturas e  aumento da exposição ao sol, principalmente, em praias e piscinas. Diante deste cenário,  é dado o alerta do Dezembro Laranja, uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de prevenção ao câncer de pele, que corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no país, com cerca de 180 mil novos casos por ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA6  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O tipo mais comum de câncer de pele é o não-melanoma. Ele surge frequentemente em regiões do corpo mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas e, geralmente, em pessoas com mais de 40 anos. 

Segundo números da SBD, este tipo de câncer, também conhecido como carcinoma, corresponde a 90% dos tipos existentes, e provoca cerca de 1.900 óbitos a cada ano, no país. O menos comum, o melanoma, tem uma incidência muito menor, porém, é extremamente agressivo e causa mais de 1.700 óbitos anualmente.

A campanha é de extrema importância, pois chama a atenção para esta questão séria e, ao mesmo tempo, tem o papel de conscientizar para a prevenção e cuidados simples do dia a dia, como evitar a exposição ao sol, entre 10h e 16h, e usar protetor solar diariamente, sem esquecer de reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, quando estiverem em atividades de lazer ao ar livre. Outros cuidados são: observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas, e consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo e preventivo.

Em Bertioga, de acordo com a Secretaria de Saúde, em seis meses, foram registrados dois casos,  em idosos do sexo masculino e caucasiano. Ambos foram encaminhados para tratamento no serviço de oncologia do hospital A.C. Camargo. 

Os médicos orientam:  todos os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, pois, quando identificados em tempo, possuem grandes chances de cura.

Quem somos

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública – INTS -, é uma organização social sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades na área da saúde, educação e da assistência social no Brasil.

Com perfil multidisciplinar, o INTS desde a sua criação trabalha de forma integrada com o setor empresarial, promovendo melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de saúde, educação e assistência social nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade.

Nosso site: http://ints.org.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!