Resultados

Bertioga realizou 824 mamografias no Outubro Rosa

Agora, rede pública tem atenção voltada para a saúde dos homens, com a campanha Novembro Azul

Da Redação
Publicado em 08/11/2019, às 14h07 - Atualizado em 24/08/2020, às 06h20

FacebookTwitterWhatsApp
JCN
JCN

A Campanha Outubro Rosa de Bertioga teve um saldo positivo em relação ao número de exames de mamografias realizadas no período, com um total de 824 mulheres atendidas. A carreta da mamografia chegou a três importantes regiões da cidade, nos bairros Boraceia, Chácaras e Centro, o que descentralizou o serviço e propiciou facilidade de acesso.  Foram realizadas 80 mamografias por dia, num total de 250.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

De acordo com a secretária de Saúde do município, Simone Papaiz,  o saldo de atendimentos no mês de outubro superou o quantitativo anual do município, que é de 600 ao ano. Ela informou que os exames foram enviados, esta semana, dentro de prazo de 30 dias, conforme prometido, para a Secretaria de Saúde. Eles começaram a ser distribuídos para as unidades de origem onde a paciente fez a mamografia.  

A campanha foi realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Saúde e pelo projeto Vida+Rosa, do INTS (Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública).

Retirada dos resultados dos exames feitos na Carreta da Mamografia:

- USF Boracéia : mulheres que realizaram a mamografia na Vila do Bem Boracéia;

- UBS Mirossam: mulheres que realizaram mamografia na Vila do Bem Chácaras;

-  UBS Central: mulheres que realizaram mamografia no Espaço Cidadão Centro.

*É necessário levar RG e Cartão SUS. 

A secretária informou que a rede municipal está pronta para realizar o acompanhamento de mulheres que apresentem algum tipo de alteração e, nos casos oncológicos, as pacientes diagnosticadas são encaminhadas para a rede de referência do estado, a Rede Hebe Camargo.

Novembro Azul

Agora, a rede pública tem atenção voltada para a campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer na próstata. De acordo com Simone Papaiz, os homens que passarem pela consulta de rotina ao urologista, durante o mês de novembro, já vão ser convidados a realizar o exame de PSA (exame de sangue para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite), além de ultrassom. Trata-se de uma triagem e, caso o resultado apresente alguma alteração, já serão agendados novas consultas para continuidade do rastreamento e tratamento.

Atualmente, cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, embora tenha ocorrido um declínio importante nas últimas décadas, em decorrência de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. Se diagnosticado inicialmente, a cura pode chegar a 90% dos casos. Os fatores de risco mais comuns são o fator genético, ou seja, casos de pessoas na família com histórico de câncer de próstata: pai, irmão e tio, obesidade, idade e pessoas da raça negra, aonde a incidência de casos é maior. A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado e o rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios.

Quem somos

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, é uma organização Social sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades na área da Saúde, Educação e da Assistência Social no Brasil.

Com perfil multidisciplinar, o INTS desde a sua criação trabalha de forma integrada com o setor empresarial, promovendo melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade.

Nosso site: http://ints.org.br/

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!