EDUCAÇÃO

Feira de Ciências do Colégio Caiçara debate sustentabilidade

8ª edição do evento desenvolve trabalhos sobre os 11 R's da Sustentabilidade

Marina Aguiar
Publicado em 18/10/2019, às 13h12 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h31

FacebookTwitterWhatsApp
TV Costa Norte
TV Costa Norte

Imagem acervo site

A 8ª edição da Feira de Ciências do Colégio Caiçara reuniu apresentações de cerca de 200 alunos da entidade relacionados ao tema 11 R's da Sustentabilidade. A feira aconteceu no Lions Clube Bertioga, entre os dias 16 e 17 de outubro. Dentre os principais trabalhos estão os de conscientização para coleta seletiva, produtos reutilizáveis, aquecimento global e produtos de limpeza biodegradáveis e caseiros.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A equipe da aluna Mirella Araújo, do 3º ano, levou produtos de limpeza feitos com óleo, soda cáustica e água. "Nós fizemos sabão, velas e detergente. Usar produtos não biodegradáveis é contribuir com testes e sacrifícios de animais. Eles também agridem a pele, causam intoxicações e danificam os materiais por causa das químicas utilizadas".

A professora de ciências e química Carla Moia comemorou o resultado dos trabalhos praticados em aula e destacou o interesse dos alunos pela feira, que representa 75% da nota bimestral. "Até 2017, a nota do 4º bimestre de ciências (ou de alguma disciplina de ciências, como química, física ou biologia) era substituída pela nota da feira. Desde o ano passado, passou a representar 75% da nota. No ano passado, a aceitação deles não foi tão boa, mas, nesse ano, não tive mais reações negativas, e a vontade deles em participar da feira não teve tanto a ver com a pontuação e, sim, com a ideia de desenvolver um tema e levar isso para a sociedade".

Todo o trabalho apresentado durante a feira é resultado da integração de todos os professores, como explica a diretora pedagógica geral Jacira Costa Pinto. "Para nós tem sido um desafio grande a cada edição, ficamos mais exigentes e a nossa comunidade também. Temos que trazer temas que estejam relacionados às nossas necessidades e colocamos nos nossos alunos a corresponsabilidade de manter uma sociedade mais limpa e preservada".

O secretário de Educação Rubens Antonio Mandetta de Souza marcou, pela segunda vez, presença na feira de ciências e destacou três pontos: a importância das atividades transversais na escola, o trabalho em equipe e o tema sustentabilidade. "Nós vivemos, hoje, uma situação no país e no mundo, inclusive de muita discussão, que tem uma relação muito grande com as gerações futuras. Precisamos iniciar um processo de preservação para reverter a atual situação. Ter alunos conscientes é fundamental para termos um planeta protegido".

20 anos de Caiçara

Um dos destaques do evento foi o aluno Yuri Ocalxuk de Oliveira, do 7º ano. Ele foi o vencedor de um concurso realizado pelo Colégio Caiçara, no qual os alunos propunham um desenho de comemoração pelos 20 anos da escola. Yuri mandou o desenho vencedor e terá o seu trabalho estampado nos uniformes escolares. "Tô muito feliz, agora todo mundo vai carregar o meu nome no uniforme, praticamente", comemorou.

Robótica

Além dos trabalhos de sustentabilidade, a escola proporcionou aos pais e alunos uma apresentação de robótica. O estande de robótica da ViaMaker contou com uma apresentação do robô Astromaker, utilizado nas aulas da instituição de Sorocaba. A empresa trabalha aulas tecnológicas nos ensinos infantil, fundamental, médio, técnico e superior.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!