ENSINO SUSTENTÁVEL

Programa de Educação ambiental de Bertioga inova no ensino à distância imposto pela pandemia

Após hortas virtuais, Programa Clorofila cria desafios online que prometem ensinar práticas sustentáveis de forma divertida para crianças

Da redação
Publicado em 12/03/2021, às 17h29 - Atualizado às 17h36

FacebookTwitterWhatsApp
Projeto Chefinho Sustentável - Clorofila Programa de Educação ambiental de Bertioga inova no ensino à distância imposto pela pandemia - Sobloco
Projeto Chefinho Sustentável - Clorofila Programa de Educação ambiental de Bertioga inova no ensino à distância imposto pela pandemia - Sobloco

O Programa Clorofila, que há 24 anos atua na educação ambiental de crianças e jovens de Bertioga, criou mais um projeto que busca adaptar o ensino de práticas sustentáveis à nova realidade de ensino à distância.

A partir do próximo dia 22, data de inauguração da Eco Gincana Clorofila, crianças do 1º a 5º ano das escolas de Bertioga atendidas pelo projeto vão aprender práticas sustentáveis em alimentação, atividade física, reaproveitamento de materiais e consumo consciente.

O projeto é mais um passo na busca de adaptar o que antes se dava de forma presencial à realidade de aulas virtuais imposta pela pandemia. No ano passado, o Programa Clorofila, ação ambiental de alto impacto da Sobloco Construtora, levou com sucesso as hortas virtuais para a casa dos alunos. Esta nova ação amplia o que já é ensinado por meio das hortas, diversificando as ações de educação ambiental diante das contingências atuais.

Funcionários mantém hortas nas unidades escolares durante a pandemia Programa de Educação ambiental de Bertioga inova no ensino à distância imposto pela pandemia (Sobloco)

Na Eco Gincana Clorofila, as crianças recebem  desafios semanais de seus professores e devem cumpri-los. Os desafios, por seu turno, são sempre uma brincadeira que, no final, transmite um ensinamento profundo sobre o meio ambiente. Assim, ao final dos desafios, como numa fábula, a moral da história absorvida pelas crianças pode ser que a água é um bem precioso e finito ou que é possível criar um objeto funcional e útil com materiais descartados e aparentemente sem nenhum valor.

Os professores das crianças, por sua vez, numa dinâmica já célebre dos projetos do Programa, são orientados por educadores do próprio Clorofila. Ao final de cada mês, os professores e educadores do projeto trocam figurinhas sobre os aprendizados dos alunos.

Segundo informações do Programa Clorofila, o objetivo do Eco Gincana Ambiental é promover pesquisas e atividades sustentáveis em diversas áreas da vida das crianças.  O projeto, diz a ementa do programa, também busca “Incentivar descobertas prazerosas na mudança de hábitos, para uma vida mais saudável”.

O projeto, que transcorrerá de forma virtual no primeiro semestre de 2021, utiliza materiais de fácil acesso para permitir a participação de todas as crianças. 

Hortas Escolares abertas aos pais

As hortas escolares, elogiado e bem sucedido projeto do Programa Clorofila, também se adaptou à pandemia. Neste semestre, as hortas nas escolas, atualmente mantidas pelos funcionários das escolas, estarão abertas para pequenos grupos de pais de alunos que desejem aprender a manejar uma horta.

Outros projetos

Ciente da importância de ações sustentáveis e de que elas não podem parar, os gestores do Projeto Clorofila se desdobram para manter o calendário de atividades, mesmo que sejam à distância. Em 2021 ocorrerão desta forma, dentre outras atividades, a Semana do Meio Ambiente, Barraca Clorofila, Caravana Primavera e o Prêmio Atitude Ambiental. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!