Infraestrutura

Deputados da bancada paulista querem duplicação da Rio-Santos

Movimento de deputados federais tem apoio do governador João Doria e já foi apresentada ao governo federal

Da Redação
Publicado em 02/08/2019, às 14h12 - Atualizado em 29/09/2020, às 10h04

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General Peternelli destaca a importância da emenda de bancada - JCN
General Peternelli destaca a importância da emenda de bancada - JCN

Um movimento em prol da duplicação da rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego BR-101, conhecida como Rio-Santos, envolve deputados federais de São Paulo e pode resultar em uma emenda de bancada, segundo informou o deputado federal General Peternelli (PSL-SP) ao jornal Costa Norte. A proposta, capitaneada pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP) conta, também, com apoio do governo federal e do governador João Doria.

A emenda da bancada paulista (70 deputados), conforme explicou Peternelli, será útil para os primeiros passos, como o estudo de viabilidade técnica e de compensação ambiental. Ele destacou a importância do esforço conjunto para melhoria desta via de grande importância para o estado de São Paulo. “É uma obra útil aos paulistas como um todo, pois irá reduzir acidentes, melhorar o acesso e fortalecer o turismo, o que resulta em maior geração de emprego, de renda e de impostos, que darão retorno para quem vive nas cidades próximas”. 

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O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur) Herculano Passos esteve na TV Costa Norte e defendeu a duplicação da via: “Sou usuário da rodovia e vejo o movimento de pessoas do estado de São Paulo e de outros estados que vêm para cá e ficam parados na estrada. A duplicação vai reduzir o número de acidentes e o tempo de viagem nesses 500km de rodovia entre São Paulo e Rio de Janeiro".

Para o deputado, a duplicação é uma obra viável. "A gente sabe que essa estrada foi aberta, todos os processos ambientais foram feitos na abertura da estrada. Para fazer um alargamento, uma duplicação, acho que não vão encontrar muitas dificuldades. Claro que tem trechos, gargalos, mas essa duplicação é necessária".

A duplicação da rodovia faz parte dos planos dos governos federal e do estado de São Paulo há mais de uma década. Mas a ideia atual é realizar a obra por meio de uma concessão da rodovia a uma empresa terceirizada. Em 10 de janeiro foram iniciadas as reuniões para discutir o tema com João Doria, o presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas. 

O modelo de concessão ainda será estudado, mas uma das ideias, proposta pela Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo, é juntar as duas principais estradas que conectam São Paulo e o Rio de Janeiro (Rio-Santos e Dutra) em um único contrato de concessão. O objetivo é beneficiar toda a extensão da rodovia, sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem- DER. A atual concessão da rodovia Presidente Dutra, de 25 anos com a CCR, vence em 2021 e a renovação do contrato da Nova Dutra exigiria na contrapartida investimentos na Rio-Santos, incluindo a duplicação.

As últimas discussões previam que o levantamento sobre a Via Dutra fosse finalizado no início do julho e, depois, a rodovia passaria por estudo de viabilidades técnica e econômica.

Região afetada

O traçado da rodovia é composto de trechos com grandes retas com acostamentos e também de trechos bastante sinuosos de serra, com inúmeras curvas e pista estreita. É duplicada apenas no trecho entre o bairro da Enseada, em São Sebastião, e o entroncamento com a rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba.

As estâncias balneárias de Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba  são cortadas pela rodovia e os prefeitos das cidades se manifestaram em favor da duplicação. Felipe Augusto, de São Sebastião, disse que são necessárias intervenções que modernizem o eixo da via, notadamente em seu trecho do litoral norte paulista.

São Sebastião

Felipe Augusto também ressaltou o papel das cidades, caso a obra seja realizada: "É importante que a região tenha infraestrutura à altura porque a tendência é de crescimento do turismo e, com ele, o litoral norte deve receber também investimentos em áreas paralelas. O que vai gerar mais emprego e renda na região”.

Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Júnior também defende melhorias imediatas. "Nossa briga é para que o estado faça o recapeamento do trecho da SP-55 entre Caraguatatuba e São Sebastião. Enquanto a concessão não sai, o estado precisa fazer a manutenção adequada. Estamos cobrando, pois a população tem sofrido muito com a péssima condição dessa estrada".

Bertioga

Caio Matheus, de Bertioga, sugere a realização de obras paralelas à duplicação para melhorar o tráfego de motoristas, ciclistas e pedestres: "A duplicação de trechos, construção de passagens inferiores e instalação de nova iluminação na Rio-Santos, resultarão em melhoria na mobilidade urbana nos bairros, maior fluidez e mais segurança no trânsito. A proposta de concessão vem ao encontro de um dos compromissos de campanha do governador João Doria, já que para melhorar o fluxo e a capacidade de tráfego de veículos na rodovia, é necessário investir em infraestrutura. A privatização é um dos caminhos para se conseguir isso com rapidez e eficiência".

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Bertioga Luís Henrique Capellini (PSD) destacou possíveis complicações oriundas da duplicação, como a cobrança de pedágio: "Caso o governo do estado opte pela concessão da Rio-Santos, o que certamente acarretaria na instalação de uma praça de pedágios, teremos que nos fazer representar neste processo, para garantir que os moradores do nosso município não sejam afetados".

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