Defesa Civil de SP emitiu alerta para tempestades no litoral paulista até domingo (16); maré deve ficar elevada na Baixada Santista
Esther Zancan
Publicado em 13/03/2025, às 13h48
Parece que foi ontem que a estação mais quente do ano começou, mas, na verdade, este será o último fim de semana do verão. O outono começa no dia 20 de março, às 6h02. E, para quem não aguentava mais passar calor e se frustrou com os efeitos da frente fria do começo desta semana, uma nova frente promete refrescar o litoral de São Paulo nos próximos dias. Mas o sistema poderá também provocar tempestades.
A Defesa Civil de São Paulo divulgou um alerta, nesta quinta-feira (13), para o risco de tempestades entre hoje e domingo (16), para a faixa leste paulista, incluindo a Baixada Santista, o litoral norte, a Região Metropolitana de São Paulo, regiões de Campinas e Sorocaba, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Podem ocorrer raios e queda de granizo.
Já o Instituto Climatempo informa que um vento de origem polar será responsável pelo tempo mais fresquinho no fim de semana. Mas, não há necessidade de separar agasalho. O que ocorre é que esse vento de origem polar apenas tem um pouco mais de força do que os ventos da frente fria que passou pela costa paulista no começo desta semana. Ainda de acordo com o Climatempo, a Baixada Santista deve registrar temperaturas entre 22 e 28 graus nos próximos dias. Já no litoral norte, os termômetros devem oscilar entre os 19 e 28 graus.
A Defesa Civil de Santos reforçou o alerta de que há previsão de maré elevada em alguns períodos dos próximos dias, com pico na tarde de sexta-feira (14), de até 1,80m na orla da praia, e 2,05 no interior do estuário. Além disso, haverá relativa agitação marítima na região da Baixada Santista a partir da noite desta quinta-feira, com altura de ondas de até 1,90m.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.