VEM, VERÃO

Última semana da primavera promete calor com menor intensidade no litoral de SP

Verão começa na manhã de sábado, 21 de dezembro; veja também imagem de satélite do ciclone Biguá, no litoral do Rio Grande do Sul

Esther Zancan
Publicado em 16/12/2024, às 09h05 - Atualizado às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp
Sol até dá as caras esta semana, mas sempre acompanhado de nuvens - Esther Zancan
Sol até dá as caras esta semana, mas sempre acompanhado de nuvens - Esther Zancan

Depois de um fim de semana com altas temperaturas, a última semana da primavera promete calor com menor intensidade no litoral de São Paulo. O verão começa oficialmente logo às 6h20 do sábado, dia 21 de dezembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta segunda-feira (16) é de altas temperaturas. O Sol aparece entre nuvens, com chance de pancadas de chuva isoladas. Na Baixada Santista, os termômetros podem alcançar 31 graus. No litoral norte, as temperaturas podem chegar aos 34 graus. 

A terça-feira (17) promete ser um dia encoberto, com chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, ao longo de todo o período. As temperaturas não sobem tanto e devem alcançar máxima de 26 graus na Baixada Santista, e 25, no litoral norte.

O Sol deve retornar na quarta (18) e quinta (19), sempre entre nuvens e chance de chuvas isoladas. A temperatura máxima deve ficar por volta dos 27 graus na Baixada Santista, e 25, no litoral norte.

O prognóstico para a sexta-feira (20) é de que o dia seja nublado com chuvas isoladas. As temperaturas voltam a subir. Na Baixada Santista devem alcançar os 28 graus, enquanto no litoral norte ultrapassam a marca dos 30 graus.

Biguá

Ciclone Biguá
Imagem do ciclone Biguá na tarde de domingo (15) - Nasa/NOAA

O Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, informou, neste domingo (15), sobre a formação de um ciclone subtropical, classificado como tempestade subtropical, nomeada de Biguá (ave marinha, na língua tupi). O sistema encontrava-se em alto-mar, a aproximadamente 50 milhas náuticas (90km), a nordeste da cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul. Os ventos causados pelo deslocamento do ciclone podem alcançar até 85km/h, mas apenas entre os litorais gaúcho e catarinense, até esta terça-feira. Imagens de satélite da Nasa, a agência espacial norte-americana, mostram Biguá próximo ao litoral do Rio Grande do Sul.

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!