Fim de semana de carnaval será de chuvas intensas acompanhadas de raios nas cidades do Litoral Norte e Baixada Santista; há previsão de ventos fortes, ressaca e alagamentos em áreas de risco
A maior festa brasileira está de volta após dois anos suspensa e cerca de 15 milhões de brasileiros devem lotar as ruas para festejar o carnaval. Entretanto, de acordo com o Instituto Climatempo, um acessório que não poderá faltar para os foliões será o guarda-chuva, pois a previsão para o fim de semana é de chuva, ventos fortes, ressaca e alagamentos no litoral de São Paulo.
Ainda nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), o sol aparece entre nuvens e a temperatura na região deve passar dos 34 graus, mas devido à chegada de uma frente fria na costa litorânea o tempo deve mudar em todo o litoral de São Paulo.
Segundo os meteorologistas do Climatempo, a previsão é de um fim de semana com o tempo muito instável; o litoral paulista deve ficar chuvoso e com o mar muito agitado, além de ventos fortes.
Há risco de temporais no sábado (18) de carnaval em todas as cidades do litoral e na grande São Paulo. A chuva e os ventos frios de origem polar que vão chegar com esta frente fria causarão uma acentuada queda de temperatura em todo o estado de São Paulo.
Para o domingo (19) de carnaval, a previsão é de predomínio de céu nublado e chuva em todo o sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a região da grande São Paulo e todo o litoral. A temperatura vai ficar baixa e a sensação será até de frio.
Endossando a previsão do tempo, a Defesa Civil emitiu um alerta no início da semana para muita chuva na baixada santista e em todo Litoral Norte com risco de ressaca, ventos fortes e mar muito agitado.
A Defesa Civil ressalta que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinadas.
Leia também:Inmet emite alerta amarelo para tempestades em todo o litoral de SP
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber os alertas meteorológicos de risco da Defesa Civil estadual, basta se cadastrar pelo 40199, inserindo o CEP da rua da residência. Quem ainda é cadastrado com o CEP genérico (11680) deve se recadastrar, inserindo o código da rua.
Comentários