Litoral Norte e Baixada Santista estão em alerta: alto potencial para temporais com chuva volumosa
Após uma semana de sol e temperaturas elevadas, o litoral de São Paulo volta a entrar em estado de atenção devido à primeira frente fria de outono. De acordo com o Instituto Climatempo, o fenômeno causou mudanças drásticas no tempo na noite de ontem (26) e segue durante o dia de hoje (27).
Segundo os meteorologistas, entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, a chuva chegou forte ao litoral sul, Vale do Ribeira e na Baixada Santista e os acumulados ficaram entre 50 e 70 mm.
A Defesa Civil estadual também emitiu alerta para a região porque a previsão é de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, além das chuvas.
“Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos”, informou a Defesa Civil.
A passagem da frente fria sobre o litoral paulista ainda provocará instabilidades no decorrer desta semana. A chuva mais intensa permanecerá ao longo do dia de hoje. Com o avanço da frente fria, amanhã (28) será um dia de tempo muito carregado.
Entre a Baixada Santista e o Litoral Norte, a chuva será frequente com períodos de forte intensidade e/ou temporais. Os alertas de transtornos, como alagamentos e enchentes permanecem devido aos altos volumes acumulados.
Com o afastamento da frente fria, as instabilidades perderão força já na quarta-feira (29), mas ainda será um dia com muitas nuvens.
As temperaturas voltam a subir de forma gradativa e até a sexta-feira (31) se aproximam novamente de 29°C.
Comentários