Após dia de Sol, uma tempestade momentânea com ventos fortes e chuva causou correria de banhistas e danos materiais em Santos e São Vicente
Lenildo Silva
Publicado em 15/12/2024, às 17h08 - Atualizado às 18h18
Quem aproveitava o dia de Sol e muito calor, nas praias de Santos e São Vicente, foi surpreendido por uma tempestade que mudou rapidamente o cenário. Com fortes ventos e chuva intensa, a tempestade durou cerca de 10 minutos e fez com que alguns banhistas se retirassem das areias na tarde deste domingo (15). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia alertado para o risco de chuva forte e ventos intensos no litoral de São Paulo.
Tempestade surpreende banhistas e causa correria em praias do litoral de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) December 15, 2024
Vídeo: Viver em Santos e Região pic.twitter.com/yKbXoAS173
Em imagens obtidas pela reportagem, é possível ver o momento no qual a tempestade chega à praia e "expulsa" quem estava no local. Devido aos fortes ventos, houve correria, cadeira voando e até árvore de Natal caída. Até o momento, não há registro de vítimas. De acordo com o Inmet, a previsão era de tempestade com ventos de até 60km/h, além de chuva entre 20mm a 30mm por hora.
O alerta amarelo do Inmet também indicou a possibilidade de queda de granizo, além de riscos de alagamentos e danos em plantações. Embora o risco de corte de energia seja baixo, os ventos e a chuva causaram desconforto e preocupação entre os presentes. A tempestade pegou muitos de surpresa, que buscavam abrigo de forma apressada.
O Inmet ainda recomendou que a população evitasse se abrigar sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também foi alertado para que as pessoas não estacionassem veículos perto de torres de transmissão e placas de publicidade, além de desconectar aparelhos eletrônicos da tomada para prevenir danos.
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio