TROCA DE ESTAÇÃO

Primavera se despede com calor e verão começa com chuva no litoral de SP

Último dia da primavera pode ter máxima de até 38 graus na Baixada Santista; estação mais quente do ano deve chegar debaixo de chuva

Esther Zancan
Publicado em 19/12/2024, às 15h00 - Atualizado às 15h08

FacebookTwitterWhatsApp
Sexta-feira (20) promete ser de forte calor no litoral paulista - Renata de Brito/Arquivo CN
Sexta-feira (20) promete ser de forte calor no litoral paulista - Renata de Brito/Arquivo CN

Vem chegando o Verão. Mas, a primavera 2024, em seu dia derradeiro, promete fazer o ar-condicionado e o ventilador encararem hora extra. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta sexta-feira (20) deve registrar forte alta nas temperaturas, com máxima de até 10 graus superior a esta quinta-feira (19). O dia deve ser de Sol, mas entre muitas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva e  trovoadas a partir da tarde. Na Baixada Santista, os termômetros devem alcançar os 38 graus. No litoral norte, até 36 graus.

Já o sábado (21), que marca o início da estação mais quente do ano, às 6h20, deve ser de predomínio de chuva. O Sol pode até aparecer, mas com nebulosidade e chance de chuva a qualquer hora do dia, além de trovoadas. O calorão da sexta-feira dá tchau. Na Baixada Santista, os termômetros não devem passar dos 26 graus. No litoral norte, máxima de 28 graus.

O domingo (22) segue com predomínio de tempo nublado, chance de chuvas, mas menores que no sábado. As temperaturas seguem tendência de amenidade, com máxima na Baixada Santista de 27 graus, e 26, no litoral norte.

Ainda segundo o Inmet, a próxima semana começa com tempo semelhante ao do domingo: sol entre nuvens, possibilidade de pancadas de chuva e máximas por volta de 27 graus. O instituto ainda não divulgou a previsão para o dia de Natal. 

Defesa Civil de Santos

A Defesa Civil de Santos alerta que no sábado as instabilidades atuarão de forma mais direta na região da Baixada Santista, podendo causar chuvas em qualquer período do dia, com intensidade mais forte em alguns momentos, embora o volume total de chuva previsto não seja tão elevado. O órgão também alertou para a elevação forte da temperatura nesta sexta-feira. 

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!