TÍPICO DO VERÃO

Previsão do tempo é de calor e chuva forte em todo Brasil

Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa norte do Brasil espalhando nuvens de chuva entre o Amapá e o Ceará

Da redação
Publicado em 03/02/2023, às 11h26 - Atualizado às 12h45

FacebookTwitterWhatsApp
O calor e de ar úmido sobre o Brasil facilita a formação de muitas nuvens carregadas Tempo no litoral de SP - Divulgação
O calor e de ar úmido sobre o Brasil facilita a formação de muitas nuvens carregadas Tempo no litoral de SP - Divulgação

A grande disponibilidade de calor e de ar úmido sobre o Brasil facilita a formação de muitas nuvens carregadas sobre quase todos os estados brasileiros.

O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico (ASAS) se aproxima da costa do Sudeste e diminui a nebulosidade e as condições para chuva sobre o Espírito Santo, parte de Minas Gerais, do Rio De Janeiro e da Bahia. 

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCn

A Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa norte do Brasil espalhando nuvens de chuva entre o Amapá e o Ceará.

A presença de uma grande área de baixa pressão atmosférica e a circulação de ventos na média e na alta atmosfera estimulam a formação de nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo, aumentando o risco de temporais.

Sexta-feira com calor e risco de chuva forte em todo Brasil

Região Sul

A intensificação de uma grande área de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil deixa quase toda a região em alerta para temporais nesta sexta-feira. Muitas nuvens carregadas se formam nos três estados provocando fortes pancadas de chuva com risco de granizo e intensas rajadas de vento. Só não tem previsão de chuva para o sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Uruguaiana. 

Ontem, rajadas de vento de 83 km/h foram observadas em Maringá, no Paraná, e também em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul.

A defesa civil gaúcha a analisa a possibilidade de ter ocorrido uma micro explosão em Nova Pádua, na serra gaúcha na tarde desta quinta-feira. A tempestade com granizos grandes e muito vento, que segundo relatos dos moradores foi um vento giratório, causou destelhamento e quebra de árvores.

Região Sudeste

Diminuição da chuva e aumento do calor em parte da região Sudeste. A aproximação do sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico (ASAS) diminui a nebulosidade e condições para chuva no Espírito Santo, no Norte/Noroeste do Rio de Janeiro e no Centro, Norte e Leste de Minas Gerais.

Estas áreas passam o dia com muito sol e sem previsão de chuva.  Para as demais regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a previsão é de predomínio de sol pela manhã, mas novas pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde. Pode chover forte no Sul do Rio de Janeiro e no Sul de Minas.

Já para o estado de São Paulo, a previsão é de mais um dia instável com risco de chuva forte. Chove desde a madrugada no Oeste/Noroeste do estado. As áreas de chuva se espalham pela manhã e se intensificam à tarde atingindo todas as regiões paulistas.

Só não tem risco de chuva forte no litoral sul paulista. A Grande São Paulo pode ter chuva forte novamente à tarde e à noite.

Região Centro-Oeste

Dia úmido e quente no Centro-Oeste. Para o Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a previsão é de um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. 

Já em Mato Grosso do Sul, as nuvens ficam mais carregadas por causa da proximidade de uma grande área de baixa pressão atmosférica que se intensifica sobre a região Sul do Brasil.  Todo o Mato Grosso do Sul tem muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia e que podem ser fortes. Há risco de vento forte e de raios. 

Região Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém nuvens carregadas sobre o norte do Nordeste. Os estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará continuam tendo muitas pancadas de chuva, que podem ser fortes e com raios.  Chove várias vezes no decorrer do dia. 

Muito sol o dia todo no sudoeste da Bahia, no Rio Grande do Norte, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco e no interior de Sergipe e de Alagoas. Pelo leste e litoral da Bahia, no litoral desde Sergipe até o Rio Grande do Norte, o sol aparece forte e chove rapidamente. No oeste e norte da Bahia, no sertão de Pernambuco e da Paraíba, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva com raios.

Região Norte

Áreas de instabilidade crescem sobre a região Norte do Brasil com a grande disponibilidade de ar quente e úmido. A proximidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - aumenta a chuva sobre o Pará e o Amapá.

Toda a região Norte tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte. 

Alertas meteorológicos para sexta-feira (3)

Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, São Luís e Teresina.

Alerta para temporais no Leste, no Litoral, na Serra e na região da capital do Rio Grande do Sul, na Serra, no Sul, Leste, Litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em todo o Paraná, em São Paulo (exceto no sul, leste e extremo norte do estado), no Sul de Minas, em Mato Grosso do Sul (exceto no extremo norte do estado), em Rondônia, no Amazonas (exceto no oeste e sudoeste do estado), no litoral do Amapá e do Pará, no centro e norte do Tocantins, no litoral do Maranhão e do Piauí.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes forte no centro, sul e norte do Rio Grande do Sul, no centro e oeste de Santa Catarina, no leste e extremo norte de São Paulo (região de Franca e de Ribeirão Preto), no centro e sul do Rio de Janeiro (inclui Serra do RJ e Grande Rio), no Triângulo Mineiro, extremo norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso , no centro, sul e oeste de Goiás, no centro e leste do Acre, no centro-oeste e sudoeste do Amazonas, no sul de Roraima, no Pará (exceto no litoral), no Tocantins (exceto no centro-norte do estado), no interior do Maranhão, do Piauí e  no Ceará.

Leia também: Litoral de SP está sob alertas amarelo e laranja para tempestades e chuvas intensas

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!