Alerta é válido até a manhã de sexta-feira (14) e prevê intensificação dos ventos na região litorânea
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quinta-feira (13) um alerta laranja (Perigo) para ventos costeiros válido para todo o litoral de São Paulo. Os fortes ventos provocados pelo ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil já causaram estragos no litoral paulista na madrugada desta quinta.
Segundo o Inmet, o alerta é válido até a manhã de sexta-feira (14). A previsão é que haja a intensificação dos ventos na região litorânea, o que pode provocar a movimentação de areia sobre construções na orla.
Há também um alerta laranja em vigor até às 19 horas desta quinta-feira para vendavais em outras regiões do estado de São Paulo, como Vales do Ribeira e Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior, como Campinas e Jundiaí.
Nesses locais os ventos devem alcançar entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.
Nas demais regiões paulistas o alerta é amarelo (Perigo Potencial) para vendavais, válido até a manhã de sexta-feira. As rajadas de vento vão variar entre os 40 km/h e 60 km/h.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendável ainda permanecer em local abrigado. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mas afinal, o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?
Bem, quando o Inmet fala em "alerta amarelo" isso quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período é potencialmente perigosa.
Já quando há um "alerta laranja", isso significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.
O "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Esse alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional para determinado período.
Leia também: Defesa Civil reforça alerta de fortes ventos e adverte para frio intenso após passagem de ciclone
Comentários