ALERTA NO MAR

Ondas de 3,5 metros podem atingir o litoral de SP, alerta Marinha

Ventos de mais de 110km/h avançaram para alto-mar e ressaca deve atingir a Baixada Santista com maré elevada e ventos intensos até dia 31

Marinha alerta para ondas de 3,5 metros e mar revolto no litoral de SP
Alerta segue de hoje (29) até quinta-feira (31) - Foto: Costa Norte


A Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca marítima em todo o litoral de São Paulo, com previsão de ondas de até 3,5 metros, entre terça-feira (29) e a noite de quinta-feira (31). O aviso se estende da cidade de Iguape (SP) até Macaé (RJ), com ondas de direção sul a sudeste.

O fenômeno é consequência da passagem de um sistema frontal e da atuação de um ciclone extratropical que já se afastou para o alto-mar, na altura do Rio Grande do Sul. No entanto, mesmo distante da costa, o ciclone ainda influencia e o mar fica revolto nos próximos dias.

Segundo a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento registradas na Baixada Santista, na segunda-feira (28), ultrapassaram 110km/h e deixou um rastro de destruição em diversas cidades no litoral norte e Baixada Santista.



Ventos de mais de 110 km/h avançaram para alto mar e ressaca deve atingir a Baixada Santista - Foto: Costa Norte
Maré na manhã desta terça-feira (29), em Bertioga, estava elevada - Foto: Costa Norte

Risco de inundações

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) reforçou o alerta da Marinha e informou que preveem-se ondas intensas e maré acima do normal na Baixada Santista. A maré pode atingir até 1,8 metro na faixa litorânea e 2,1 metros no interior do estuário de Santos e São Vicente.

Em função dessas condições, os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos declararam estado de alerta em todos os municípios da Baixada Santista. O risco de inundações é maior em áreas baixas próximas à orla marítima.



Alerta no mar

A Marinha e a Defesa Civil acompanham o avanço do sistema meteorológico e reforçam que os alertas serão atualizados conforme necessário. A população deve seguir os comunicados oficiais e acionar os serviços de emergência em caso de incidentes. Navegantes devem consultar as condições do tempo antes de sair ao mar.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!