RISCO METEOROLÓGICO

Meteorologia alerta para chuva volumosa no litoral de SP e risco de deslizamentos

Há a possibilidade de episódios de chuvas de até 300 mm próximos à Serra do Mar neste fim de semana. Há chance de deslizamentos de encostas

Da redação
Publicado em 07/04/2023, às 09h45 - Atualizado às 09h58

FacebookTwitterWhatsApp
Há o risco de deslizamentos de encostas, pois os acumulados de chuva previstos condizem com risco geológico alto Meteorologia alerta para chuva volumosa no litoral de SP e risco de deslizamentos Foto de deslizamentos de encostas em São Sebastião nas chuvas - Governo de SP
Há o risco de deslizamentos de encostas, pois os acumulados de chuva previstos condizem com risco geológico alto Meteorologia alerta para chuva volumosa no litoral de SP e risco de deslizamentos Foto de deslizamentos de encostas em São Sebastião nas chuvas - Governo de SP

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de perigo para chuva volumosa para a região sudeste do Brasil, em especial em pontos próximos à costa, para os próximos dias. Os litorais de São Paulo e Rio de Janeiro devem ser atingidos.

De acordo com a MetSul, os volumes mais altos são esperados para este fim de semana de Páscoa. Os acumulados de chuva podem causar transtornos em áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e inundações.

As condições meteorológicas são muito favoráveis para que aconteçam episódios de chuva excessiva em certos locais.

A MetSul alerta para a condição de perigo, pois há a possibilidade de que os volumes de chuva possam atingir quantidades equivalentes a um ou dois meses em determinados pontos dos litorais paulista e fluminense. 

O instituto frisa que é alta a probabilidade de episódios de alagamentos e inundações, e esses episódios podem acontecer de forma repentina. Há o risco de deslizamentos de encostas, pois os acumulados de chuva previstos condizem com risco geológico alto. Portanto, locais próximos à Serra do Mar devem redobrar a atenção, como no caso de São Sebastião, que já passou por uma tragédia no carnaval, com mais de 60 mortos em decorrência de deslizamentos.

A MetSul adverte ainda para o risco de quedas de barreiras em estradas litorâneas, como a rodovia Rio-Santos, que também sofreu com as chuvas recordes de fevereiro. O fato de que, como em fevereiro, esta previsão acontecer em um período também de feriado prolongado, eleva a preocupação com a situação das estradas.

O órgão ressalta que não devem ser registrados os volumes das chuvas de fevereiro, que em alguns locais do litoral paulista chegaram a quase 700 mm. Mas lembra que uma chuva que alcance um terço disso já é suficiente para causar diversos transtornos. 

Dados meteorológicos observados pela MetSul indicam a possibilidade de chuvas de até 300 mm em alguns pontos próximos à Serra do Mar até a manhã do domingo (9). 

*Com informações de MetSul Meteorologia

Leia também: Atenção: Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes e contínuas para o litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!