PREVISÃO DO TEMPO

Maio termina com chuva e temperaturas amenas no litoral de SP

Baixada Santista está entre as localidades em que mais choveu nas últimas 24 horas, diz o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Lenildo Silva
Publicado em 29/05/2023, às 11h43 - Atualizado às 12h14

FacebookTwitterWhatsApp
Acumulados de chuva em 24 horas, entre a manhã de 28 e 29 de maio, no Brasil Chuva no litoral - Fonte: Cemaden
Acumulados de chuva em 24 horas, entre a manhã de 28 e 29 de maio, no Brasil Chuva no litoral - Fonte: Cemaden

O mês de maio está se encerrando com chuvas intensas e temperaturas amenas no litoral de São Paulo. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a Baixada Santista é uma das regiões mais afetadas pelas chuvas nas últimas 24 horas.

Segundo o último boletim meteorológico do Instituto Climatempo, uma frente fria que passou pelo estado no fim de semana se afasta no oceano, próximo ao Rio de Janeiro e Espírito Santo. No entanto, a infiltração marítima e a circulação dos ventos mantêm o tempo instável no litoral paulista, com chuvas fracas a moderadas ao longo do dia.

Chuva no litoral

Acumulados de chuva em 24 horas, entre a manhã de 28 e 29 de maio, no Brasil Chuva no litoral (Fonte: Cemaden)

No período entre a manhã de ontem (28) e a manhã de hoje (29), houve uma quantidade significativa de chuva sobre a Baixada Santista, litoral norte de São Paulo e a região de Santo André, que faz divisa com a serra do mar. Os volumes de chuva variaram entre 70 mm e 100 mm, devido à passagem da frente fria e à umidade constante vinda do mar.

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que Bertioga registrou 99,8 mm de chuva em 24 horas, o equivalente a 82,3% da média climatológica de maio (121,2 mm).

Já em Santos, foram registrados 91,6 mm, o que corresponde a 63,5% da média mensal (144,3 mm), de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Além disso, houve relatos de rajadas de vento de até 70,9 km/h na noite de domingo (29) no Guarujá, o que afetou a travessia de balsas durante a madrugada.

Em São Vicente, as rajadas de vento destruíram parte da cobertura do palco do Rocket Sea Clube que iria receber o grupo de pagode Sorriso Maroto, mas a apresentação foi adiada. Apesar de parte da estrutura do teto ceder, ninguém ficou ferido.

Caso aconteceu na noite de ontem (28), em São Vicente Chuva no litoral de SP (Reprodução)

Próximos dias

Ainda de acordo com o Instituto Climatempo, a tendência é que a chuva aumente nos próximos dias em todo o estado de São Paulo, devido aos ventos constantes provenientes do mar que favorecem a formação de nuvens e o aumento da umidade na região do litoral paulista. São esperadas chuvas frequentes, com intensidade moderada a forte, intercaladas por breves períodos de melhoria até sexta-feira, 2 de junho.

A semana deve ser de temperaturas amenas, chuva e abertura de sol entre muitas nuvens até o fim de semana. O sol volta a brilhar forte a partir de sábado (3). O inverno começa dia 21 de junho, mas o frio mais intenso deve chegar ao litoral de São Paulo já na segunda quinzena. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!