Baixada Santista está entre as localidades em que mais choveu nas últimas 24 horas, diz o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
O mês de maio está se encerrando com chuvas intensas e temperaturas amenas no litoral de São Paulo. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a Baixada Santista é uma das regiões mais afetadas pelas chuvas nas últimas 24 horas.
Segundo o último boletim meteorológico do Instituto Climatempo, uma frente fria que passou pelo estado no fim de semana se afasta no oceano, próximo ao Rio de Janeiro e Espírito Santo. No entanto, a infiltração marítima e a circulação dos ventos mantêm o tempo instável no litoral paulista, com chuvas fracas a moderadas ao longo do dia.
No período entre a manhã de ontem (28) e a manhã de hoje (29), houve uma quantidade significativa de chuva sobre a Baixada Santista, litoral norte de São Paulo e a região de Santo André, que faz divisa com a serra do mar. Os volumes de chuva variaram entre 70 mm e 100 mm, devido à passagem da frente fria e à umidade constante vinda do mar.
Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que Bertioga registrou 99,8 mm de chuva em 24 horas, o equivalente a 82,3% da média climatológica de maio (121,2 mm).
Já em Santos, foram registrados 91,6 mm, o que corresponde a 63,5% da média mensal (144,3 mm), de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Além disso, houve relatos de rajadas de vento de até 70,9 km/h na noite de domingo (29) no Guarujá, o que afetou a travessia de balsas durante a madrugada.
Em São Vicente, as rajadas de vento destruíram parte da cobertura do palco do Rocket Sea Clube que iria receber o grupo de pagode Sorriso Maroto, mas a apresentação foi adiada. Apesar de parte da estrutura do teto ceder, ninguém ficou ferido.
Ainda de acordo com o Instituto Climatempo, a tendência é que a chuva aumente nos próximos dias em todo o estado de São Paulo, devido aos ventos constantes provenientes do mar que favorecem a formação de nuvens e o aumento da umidade na região do litoral paulista. São esperadas chuvas frequentes, com intensidade moderada a forte, intercaladas por breves períodos de melhoria até sexta-feira, 2 de junho.
A semana deve ser de temperaturas amenas, chuva e abertura de sol entre muitas nuvens até o fim de semana. O sol volta a brilhar forte a partir de sábado (3). O inverno começa dia 21 de junho, mas o frio mais intenso deve chegar ao litoral de São Paulo já na segunda quinzena.
Comentários