CADÊ O VERÃO?

Litoral tem verão atípico e praias com cara de inverno

Estação mais quente do ano começa cinzenta, chuvosa e, por incrível que pareça, com frio na nossa região

Thiago Reis Dantas
Publicado em 10/01/2023, às 14h29 - Atualizado em 11/01/2023, às 08h51

FacebookTwitterWhatsApp
Americanos sofreram com nevasca histórica no fim de 2022 NEVASCA NOS EUA Pessoa retira neve acumulada da rua nos Estados Unidos - Agência Folha
Americanos sofreram com nevasca histórica no fim de 2022 NEVASCA NOS EUA Pessoa retira neve acumulada da rua nos Estados Unidos - Agência Folha

Para muita gente o verão combina com calor, praia e sol, mas, por enquanto, a estação no litoral paulista é marcada por registro de temperaturas amenas, tempo nublado e chuva, mais parecido com o inverno. De acordo com o Climatempo, nos últimos dias, as mínimas registradas no litoral ficaram na casa dos 19°C e a chuva persistente combinada com o vento que vem do mar, aumentam a sensação de frio em pleno verão.
Segundo o climatologista da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, parte da culpa disso tudo é de uma menina muito “levada e travessa” que atua no oceano Pacífico, perto da costa do Chile, a La Niña, um fenômeno natural que provoca o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico.
“Já são 3 anos de La Niña. Esse comportamento da atmosfera com um fenômeno tão prolongado tem despertado a curiosidade de muitos cientistas climáticos do mundo inteiro. Ainda não sabemos, mas existe uma possibilidade, não comprovada, que estaria ligada à atividade do Sol”, explicou Bonafim.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Que fenômeno é esse?

O Climatologista disse que o sol tem um ciclo de atividade de 11 anos. Num determinado período existe uma atividade maior e outra menor. “Estamos passando agora por uma fase ou atividade muito mínima do Sol, que é também chamada de A Grande Calma Solar. Mas isso ainda não é comprovado, não existe comprovação científica, é apenas uma especulação do que poderia estar causando essa La Niña tão longa”.

Clima maluco no mundo

Rodolfo reforça que o planeta passa por mudanças climáticas. Ele lembrou que, no fim do ano passado, uma nevasca histórica atingiu os Estados Unidos. E a Europa, ao contrário, sofreu com um calor histórico em pleno inverno. No Brasil, a região Sul tem verão com temperaturas altas, Porto Alegre tem registrado quase 40°C. 

Americanos sofreram com nevasca histórica no fim de 2022 NEVASCA NOS EUA Pessoa retira neve acumulada da rua nos Estados Unidos (Agência Folha)

Até quando o frio por aqui?

Bonafim afirma que o calor volta nos próximos dias, mas o “calorzão”, por enquanto… “Esse tempo instável deve continuar até pelo menos a metade da semana. Existe um prognóstico de melhora no final de semana, com as temperaturas ficando mais altas entre o sábado e domingo, mas por enquanto nada de calorão”. 

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Veja a previsão do tempo: https://costanorte.com.br/previsaodotempo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!