Alerta amarelo do Inmet é válido da noite desta segunda até a manhã de quarta-feira (15) e abrange, além do litoral, outras regiões paulistas
Esther Zancan
Publicado em 13/05/2024, às 14h20 - Atualizado às 14h35
Esta segunda-feira (13) tem sido mais um dia quente no litoral de São Paulo, em que nada lembra que estamos em pleno outono. Mas um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta manhã, é uma luz no fim do túnel. O alerta amarelo (perigo potencial) adverte para declínio de temperatura a partir das 22 horas. Ele é válido até a manhã de quarta-feira (15).
O aviso do Inmet prevê queda entre 3 e 5 graus, com leve risco à saúde, para boa parte do litoral paulista (entre a divisa com o Paraná até Caraguatatuba, no litoral norte) e outras regiões do estado, como Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Bauru, Marília e Presidente Prudente. Algumas dessa cidade estão, atualmente, em alerta vermelho (grande perigo), para onda de calor.
De acordo com o Instituto Climatempo, as temperaturas devem despencar de uma máxima de até 36 graus, nesta segunda-feira, para uma máxima de apenas 23 graus na terça-feira (14), principalmente na Baixada Santista. Os dois próximos dias também devem ser de clima chuvoso no litoral.
Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
Já a Marinha do Brasil emitiu alerta para fortes ventos, de até 60km/h, entre esta segunda e a manhã de quarta-feira, para a faixa litorânea entre Peruíbe e Campo dos Goytacazaes, no litoral fluminense.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.