ATENÇÃO!

Inmet mantém alertas para ventos e frio no litoral de SP

Ciclone extratropical já se afastou para o oceano; em Santa Catarina, os ventos chegaram a 157 km/h

Esther Zancan
Publicado em 14/07/2023, às 11h07 - Atualizado às 11h33

FacebookTwitterWhatsApp
Ciclone extratropical já está a mais de 2.300 km da costa do Rio Grande do Sul Inmet mantém alertas para ventos e frio no litoral de SP Imagem de satélite do ciclone extratropical - Reprodução/MetSul Meteorologia
Ciclone extratropical já está a mais de 2.300 km da costa do Rio Grande do Sul Inmet mantém alertas para ventos e frio no litoral de SP Imagem de satélite do ciclone extratropical - Reprodução/MetSul Meteorologia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve nesta manhã de sexta-feira (14) alertas para ventos e frio no litoral de São Paulo. Mesmo com o ciclone extratropical já tendo se afastado para o oceano, o Inmet manteve um alerta amarelo (Perigo Potencial) para ventos costeiros, válido até o fim da noite desta sexta-feira e que abrange todo o litoral paulista.

Ainda pode ventar no litoral de SP nesta sexta-feira, segundo o Inmet Inmet mantém alertas para ventos e frio no litoral de SP Mapa do estado de SP com indicação em amarelo de áreas com risco de ventos (Reprodução/Inmet)

Segundo o instituto, os ventos na região litorânea podem movimentar areia em direção às construções na orla. Já o alerta laranja (Perigo) para declínio da temperatura é válido até a manhã de sábado (15) e abrange todo o estado de São Paulo. O Inmet alerta para queda de temperatura maior que 5 graus e risco à saúde. Para qualquer eventualidade, o instituto recomende que se entre em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199.

Alerta de declínio da temperatura é válido até a manhã de sábado (15) Inmet mantém alertas para ventos e frio no litoral de SP Mapa do estado de SP com indicação em laranja para declínio da temperatura (Reprodução/Inmet)

Onde foi parar o ciclone?

Segundo a MetSul Meteorologia, no início da manhã desta sexta, o ciclone extratropical já estava amais de 2.300 km da costa do Rio Grande do Sul. Segundo dados de estações meteorológicas, os ventos provocados pelo ciclone chegaram a espantosos 157 km/h em Santa Catarina. 

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Mas afinal, o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles? Bem, quando o Inmet fala em "alerta amarelo" isso quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período é potencialmente perigosa. Já quando há um "alerta laranja", isso significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.

O "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Esse alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional para determinado período.

Leia também: Sai ciclone, entra frio: fim de semana promete ser gelado no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!