ATENÇÃO!

Inmet alerta litoral de SP para risco de tempestades com ventos e granizo

Alerta amarelo passa a valer a partir da tarde desta sexta-feira (3) e segue até a manhã de sábado (4), em toda a faixa litorânea paulista

Esther Zancan
Publicado em 03/01/2025, às 11h24 - Atualizado às 11h45

FacebookTwitterWhatsApp
Há risco de rajadas de vento de até 60km/h, segundo o Inmet - Esther Zancan
Há risco de rajadas de vento de até 60km/h, segundo o Inmet - Esther Zancan

Depois de uma forte chuva atingir algumas cidades da Baixada Santista, na noite de quinta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades, em todo o litoral de São Paulo. A advertência passa a valer a partir das 14 horas desta sexta-feira (3) e segue até a manhã de sábado (4).

A previsão do instituto indica chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, com risco de ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h, e queda de granizo. O alerta é válido também para o Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Bauru, Marília e Presidente Prudente.

A Defesa Civil de Santos informa que áreas de instabilidade vão atuar na região da Baixada Santista durante o fim de semana, causando pancadas de chuva, principalmente, a partir da tarde do sábado e em qualquer período do domingo, oscilando com períodos de abertura do tempo. O volume de chuva previsto é moderado, mas há possibilidade de intensificação da precipitação em alguns momentos, com característica típica de chuvas de verão, com intensidade forte. Segundo o órgão, não há alertas sobre as condições marítimas para os próximos dias.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!