FÚRIA DA NATUREZA

Furacão Ian obriga mais de 1,7 milhão de pessoas a deixarem regiões da Flórida, nos EUA

Tempestade está somente 3 km/h abaixo do que seria considerado um furacão de categoria 5

Da redação
Publicado em 28/09/2022, às 10h40 - Atualizado às 11h11

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem divulgada pela Nasa mostra furacão Ian se aproximando da Flórida Furacão Ian obriga mais de 1,7 milhão de pessoas a deixarem regiões da Flórida, nos EUA - Reprodução/Nasa/KTLA
Imagem divulgada pela Nasa mostra furacão Ian se aproximando da Flórida Furacão Ian obriga mais de 1,7 milhão de pessoas a deixarem regiões da Flórida, nos EUA - Reprodução/Nasa/KTLA

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos divulgou na manhã desta quarta-feira (28) que o furacão Ian está a menos de 100 km da costa sudoeste da Flórida e que seus ventos estão marcando 249 km/h, o que é somente 3 km/h abaixo do que seria considerado um furacão de categoria 5, a mais intensa.

Ainda de acordo com o Centro de Furacões, as regiões de Naples e Sarasota são as que correm maior risco. Mais de 2,5 milhões de pessoas foram aconselhadas a deixar a região durante a passagem de Ian. Destas, 1,75 milhão tiveram ordem de evacuação obrigatória.  

O furacão pode provocar inundações severas naquela região. O  governador da Flórida, Ron DeSantis, disse: “Se você estiver em qualquer um desses municípios, não é mais possível evacuar com segurança. É hora de se agachar e se preparar para a tempestade”. 

Projeções indicam que Ian deve seguir do sudoeste da Flórida até a parte central do estado e depois seguir para o Oceano Atlântico no final da quinta-feira (29). A tempestade poderá atingir algumas outras partes dos Estados Unidos, como regiões dos estados da Geórgia e da Carolina do Sul.

Leia também: Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm no litoral de SP nos próximos dias

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!