XÔ, FAKE NEWS!

Frio de 15 graus negativos? Climatologista explica o que esperar da frente fria de 21 de abril

Climatologista Rodolfo Bonafim explica o que de fato esperar do tempo nos próximos dias e chama a atenção para as fake news que vêm circulando a respeito do “primeiro frio de 2023”

Esther Zancan
Publicado em 13/04/2023, às 13h37 - Atualizado em 14/04/2023, às 13h01

FacebookTwitterWhatsApp
Calma! Até vai esfriar mas o cobertor que você já tem provavelmente será suficiente Frio de 15 graus negativos? Climatologista explica o que esperar da frente fria de 21 de abril Cacchorro com cobertor vermelho - Canva
Calma! Até vai esfriar mas o cobertor que você já tem provavelmente será suficiente Frio de 15 graus negativos? Climatologista explica o que esperar da frente fria de 21 de abril Cacchorro com cobertor vermelho - Canva

Mal a notícia dando conta de que o “primeiro frio de 2023” deve chegar próximo ao feriado de 21 de abril foi divulgada pelo Instituto Climatempo, uma onda de fake news começou a tomar conta das redes sociais. Teve quem noticiou que vai fazer frio de 15 graus negativos na região sul do Brasil e que o estado de São Paulo também iria sofrer com o clima gelado.

Se você é um desses que ficou confuso com tanta informação desencontrada, sem saber se corre para reforçar o estoque de cobertores, pode ficar tranquilo. O Portal Costa Norte conversou com Rodolfo Bonafim, consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água, de Santos, que explicou direitinho o que realmente esperar do tempo nos próximos dias.

Vai mesmo fazer 15 graus negativos no sul?

A resposta é NÃO! Bonafim disse que existem sim projeções de uma queda de temperatura mais acentuada para próximo do feriado de 21 de abril, mas que ainda está muito longe para uma previsão mais certeira da intensidade do frio que vai chegar.

Mesmo ainda estando longe, já é possível dizer que, apesar de mais intenso, não será um frio fora do comum. Não vai fazer frio de 15 graus negativos no sul e, na região sudeste, o máximo que pode acontecer são episódios de geada em regiões mais altas. 

Neste fim de semana, só vai dar uma esfriadinha. Só os mais friorentos é que vão precisar ficar que nem o gatinho Frio de 15 graus negativos? Climatologista explica o que esperar da frente fria de 21 de abril Gato com cobertor (Unsplash)

Outono ou verão?

Há meteorologistas que dizem que estamos passando por um verão tardio neste início de outono. Será verdade? Bonafim discorda dessa afirmação. Para ele é normal a estação das folhas secas ter características também de verão, já que ainda existe muito calor residual na atmosfera.

O climatologista lembra que estação do ano não é que nem seletor de temperatura de chuveiro elétrico. Não é só virar uma chavinha que - pronto! - mudou o clima. É um processo gradual.

Ele também lembra que o fato de estarmos vindo de três anos consecutivos de fenômeno La Niña (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico na altura da linha do Equador), pode ter deixado as pessoas mal acostumadas, já que foram anos com um outono mais frio. Para este ano, em que o fenômeno não está mais ativo, é esperado um outono mais dentro dos padrões brasileiros. 

Tempo para este fim de semana

Para este fim de semana, Bonafim alerta que a partir de sexta-feira (14) vem chuva para o litoral paulista. O tempo começa a virar aos poucos, com uma queda de temperatura mais significativa entre o sábado (15) e o domingo (16), com máximas ficando entre os 24 e 25 graus. 

Há a possibilidade de algumas pancadas de chuva mais fortes, com trovoadas, em pontos localizados, o que faz com que regiões mais críticas para alagamentos e outros transtornos decorrentes de chuvas fiquem em alerta. 

Leia também: Frente fria avança, tempo muda e os próximos 7 dias serão de chuva no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!