Litoral paulista entra em alerta nas próximas 24 horas devido às chuvas intensas seguidas por fortes rajadas de ventos e descargas elétricas; acumulado de chuva esperado durante o fim de semana é de até 150 mm na Baixada Santista e 250 mm no Litoral Norte
Devido a frente fria que atua na costa do litoral paulista, uma forte tempestade atinge toda a Baixada Santista neste sábado (18), causando alagamento, enchentes e ressaca marítima. O destaque é para o Litoral Norte que pode registrar 250 milímetros de chuvas.
Típico de verão, o temporal que atingiu a região causou diversos transtornos nas cidades da região que registraram quedas de árvores, enchentes, alagamentos e semáforos apagados.
O grande volume de água invadiu estacionamento de prédios em Bertioga, deixou ruas de São Vicente e Praia Grande alagadas e a forte ressaca danificou a Ponte Edgar Perdigão na Ponta da Praia, em Santos.
Leia também:Previsão é de ondas de até 3 metros no litoral de SP
Todo o litoral de São Paulo está sob alerta vermelho (Grande Perigo) para acumulado de chuvas. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido do meio-dia deste sábado (18) até o meio-dia do domingo (19).
De acordo com o instituto, há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há ainda muito risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
O Inmet recomenda que se desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; que se observe alterações nas encostas e que se permaneça em local abrigado. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Para quem for pegar a estrada no Carnaval, a Defesa Civil alerta para os cuidados com a segurança na hora de dirigir devido às chuvas. Verificar as boas condições do veículo antes de sair de casa é indispensável.
Comentários