CICLONE EXTRATROPICAL

Defesa Civil reforça alerta de fortes ventos e adverte para frio intenso após passagem de ciclone

Entre os dias 13 e 16 de julho são esperadas baixas temperaturas em todo o estado de SP; na Baixada Santista sensação térmica pode chegar aos 9 graus

Da redação
Publicado em 12/07/2023, às 14h29 - Atualizado às 15h33

FacebookTwitterWhatsApp
Ciclone deve trazer vento, ressaca marítima e frio intenso para o estado de São Paulo Defesa Civil reforça alerta de fortes ventos e adverte para frio intenso após passagem do ciclone Coqueiro agitado com vento e céu nublado - Pexels
Ciclone deve trazer vento, ressaca marítima e frio intenso para o estado de São Paulo Defesa Civil reforça alerta de fortes ventos e adverte para frio intenso após passagem do ciclone Coqueiro agitado com vento e céu nublado - Pexels

A Defesa Civil estadual reforçou no início da tarde desta quarta-feira (12) o alerta de fortes rajadas de vento para a faixa leste do estado devido ao ciclone extratropical que já está atuando na região Sul do Brasil. O órgão também advertiu sobre a chegada de uma onda de frio intenso após a passagem do ciclone.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento podem alcançar os 90 km/h na Baixada Santista, litoral norte, Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo e região de Itapeva. Para as regiões de Campinas, Sorocaba e Serra da Mantiqueira, são esperadas rajadas de até 80 km/h. No Vale do Paraíba, os ventos podem alcançar os 75 km/h. A previsão é válida entre quinta (13) e sexta-feira (14).

Também há previsão de ressaca para todo o litoral paulista entre os dias 13 e 14. As ondas poderão atingir até 4 metros. Diante deste cenário, a Defesa Civil recomenda evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surfe, windsurf, kitesurf, rapel e rafting.

Ainda nas áreas litorâneas, devido ao vento intenso, a agitação marítima aumentará, sendo recomendado evitar o mar e a orla das praias. O alerta inclui que as embarcações sejam protegidas e que a navegação em alto mar seja evitada. 

Friozão

Separe os agasalhos que o frio vai voltar! Defesa Civil reforça alerta de fortes ventos e adverte para frio intenso após passagem do ciclone Mulher agasalhada (Pixabay)

Após a passagem do ciclone extratropical, uma frente fria seguida por uma massa de ar frio trarão temperaturas baixas para todo o estado de São Paulo e até a formação de geada em pontos isolados. 

O "friozão" deve prevalecer entre os dias 13 e 16 de julho. Na Baixada Santista, a mínima deverá ser de 12°C com sensação térmica de 9°C. No litoral norte, a mínima prevista é de 13°C com sensação térmica de 12°C.

Confira as temperaturas previstas para outras regiões paulistas:

- capital e Região Metropolitana: mínima de 8°C com sensação térmica de 5°C;

- Vale do Paraíba: mínima de 7°C com sensação térmica de 5°C;

- Serra da Mantiqueira: mínima de 2°C com sensação térmica de -1°C;

- Vale do Ribeira e Região de Itapeva: mínima de 6°C com sensação térmica de 4°C;

- Campinas e Sorocaba: mínima de 7°C com sensação térmica de 5°C;

- Franca, Ribeirão Preto e Barretos: mínima de 6°C com sensação térmica de 5°C;

- Araraquara e Bauru: mínima de 7°C com sensação térmica de 4°C;

- São José do Rio Preto e Araçatuba: mínima de 9°C com sensação térmica de 7°C;

- Presidente Prudente e Marília: mínima de 8°C com sensação térmica de 6°C.

Leia também: Marinha alerta: ciclone pode provocar ressaca e ventos de até 100 km/h no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!